Bahia marca no fim, frustra Botafogo e pula para a vice-liderança do Brasileirão
O gol do triunfo do Bahia, o primeiro fora de casa neste Brasileirão, veio quando o empate parecia o cenário mais provável.
O time do técnico Rogério Ceni caiu de ritmo no segundo tempo e foi encontrar os três pontos em uma das raras chances da etapa final, quando o Botafogo se lançou ao ataque.
O Glorioso, 3° colocado com 9 pontos, viu sequência de cinco vitórias seguidas, contando todas as competições, ter um fim. O time, que perdeu a liderança, agora terá uma decisão pela Libertadores.
O Bahia, vice-líder com 10 pontos, mesma pontuação do líder Athletico-PR, chegou ao quinto jogo seguido sem perder, entre Série A e Copa do Brasil. São três vitórias seguidas que motivam o time nordestino para seus próximos compromissos.
O Botafogo já começa a pensar na LDU-EQU, adversário de quarta (8) pela Libertadores. No Brasileirão, o próximo jogo é no domingo (12), contra o Fortaleza, fora de casa.
O Bahia recebe o Red Bull Bragantino, no mesmo dia, com os dois jogos sendo válidos pela 6ª rodada do Brasileirão.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
1° tempo equilibrado
O Botafogo começou com um bom ritmo antes de perder intensidade. Um gol de Luiz Henrique foi anulado aos 7 minutos, com Arias, do Bahia, perdendo a melhor chance do Tricolor aos 19 minutos.
O equilíbrio foi a tona da etapa inicial, com detalhes podendo fazer a diferença. O Bahia melhorou seu rendimento e começou a apertar o Botafogo. John fez grande defesa em cabeçada de Everaldo, mostrando o perigo que rondava o gol carioca.
Veja os detalhes de Botafogo x Bahia
A evolução baiana foi premiada nos acréscimos, quando toque na mão dentro da área, de Hugo, foi marcado. Everaldo cobrou e fez para pressionar, ainda mais, o time da casa.
Não demorou para a torcida do Botafogo mostrar sua impaciência. O Bahia tinha a marcação acertada, sem permitir as perigosas infiltrações em velocidade do Alvinegro.
Bota mais agressivo
O empate do Botafogo veio com três minutos do segundo tempo, com o lance de impedimento bem ajustado sendo anulado pelo VAR. O ritmo do Bahia caiu, principalmente após a saída de Everton Ribeiro. O Botafogo cresceu no jogo.
Em um chute de fora que o encontrou no meio do caminho, aos 18 minutos, Jeffinho deixou tudo igual para diminuir a apreensão nas arquibancadas do Nilton Santos.
Castigo tricolor
O Botafogo aproveitou o bom momento para ir pra cima do Bahia, que teve se intensificar sua marcação e fazer novas mudanças para se acertar e não tomar a virada. Rogério Ceni soube corrigir o erro que seu meio-campo apresentava para não sair derrotado.
A insistência alvinegra não foi recompensada. O empate, que já não seria um resultado interessante, ficou pelo caminho quando o Bahia encaixou jogada certeira aos 41 minutos. De Pena fez lançamento na medida para Rafael Ratão, que teve tempo e espaço para driblar John antes de decretar o indigesto resultado para o time da casa.