Botafogo atropela Juventude e vence 2ª consecutiva dentro de casa no Brasileirão
A equipe carioca soube aproveitar a qualidade técnica superior e também a vantagem numérica, já que Lucas Freitas, do Juventude, foi expulso de campo na reta final do primeiro tempo, deixando o adversário do sul do país em situação ainda mais complicada.
Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore
Esse foi o segundo triunfo consecutivo do Botafogo no Brasileirão, sendo que o outro resultado positivo, o 1 a 0 sobre o Atlético-GO, também foi dentro de casa.
O Botafogo não vencia por cinco gols ou mais no Brasileirão há 10 anos, quando aplicou um 6 a 0 sobre o Criciúma em 2014. Essa também foi a maior goleada do duelo entre Botafogo e Juventude.
Com o resultado, o time alvinegro é o terceiro colocado, com seis pontos. Enquanto isso, o Juventude é o 13º, com quatro pontos, e sofreu sua primeira derrota neste retorno à elite do futebol nacional.
Veja detalhes de Botafogo 5 x 1 Juventude
Na última rodada, o time jaconero havia superado o Corinthians por 2 a 0, em Caxias.
Domínio absoluto do Fogão
Foi uma partida de um time só. O Botafogo controlou todas as ações do compromisso desde que a bola rolou no Nilton Santos. Um jogo para ser esquecido pelo Juventude, que conheceu sua mais dolorosa derrota nesta volta à Série A nacional.
O técnico português Artur Jorge havia dito que o Botafogo seria dominante e, com certeza, ele gostou do que viu neste domingo, acreditando em sua convicção de um sistema ofensivo com quatro homens de frente.
Logo aos três minutos, a desconcentração do Juventude não foi perdoada pelo Botafogo. Savarino cobrou escanteio e Júnior Santos, na pequena área, confirmou sua fase goleadora, balançando as redes do adversário jaconero.
Inicialmente, a arbitragem assinalou impedimento. Mas a revisão no VAR confirmou o gol do atacante do Botafogo. Pouco tempo depois, aos sete, Danilo Barbosa foi derrubado por Lucas Freitas dentro da área. O pênalti foi marcado.
Na cobrança, Tiquinho Soares, artilheiro do Botafogo, deslocou Gabriel e ampliou a vantagem do Glorioso. Aos 37 minutos do segundo tempo, Lucas Freitas, que já tinha um amarelo após cometer pênalti, levou o segundo cartão, sendo expulso da partida e deixando o Juventude com um jogador a menos.
De mão cheia
No segundo tempo, o passeio do Botafogo prosseguiu no Nilton Santos. Aos sete, Júnior Santos limpou a marcação de Rodrigo Sam e serviu Danilo Barbosa, que escorou para as redes e fez o terceiro do Glorioso.
Aos 15 minutos, o quarto tento do time da casa saiu. E foi um golaço de falta de Savarino. O venezuelano mandou no ângulo direito de Gabriel, sem qualquer chance de defesa. Para completar a goleada de mão cheia, Jacob Montes, aos 34 minutos, recebeu o cruzamento rasteiro de Diego Hernández e mandou para o fundo das redes.
O Juventude chegou a descontar com Danilo Boza, aos 39, com uma cabeçada firme que superou Gatito, mas não havia tempo para mais nada, com o Glorioso confirmando o resultado no Nilton Santos.
Próximos jogos
Pelo Brasileirão, o Botafogo volta a campo no próximo domingo (28), quando terá pela frente o clássico contra o Flamengo, no Maracanã, às 11h.
Antes, na quarta-feira (24), a equipe joga pela Libertadores contra o Universitário, do Peru, no Nilton Santos, às 19h. Um jogo importante, já que o Botafogo ainda não venceu no torneio continental.
O Juventude terá o Athletico-PR como próximo desafio no Brasileirão. A partida será no Alfredo Jaconi, em Caxias, no domingo (28), às 18h30.