Botafogo bate Flamengo no Maracanã e assume liderança do Brasileirão
O Botafogo repetiu o filme de 2023: bateu o rival no Maraca e assumiu a liderança da Série A. O Alvinegro chegou a 9 pontos e, agora, precisa secar Red Bull Bragantino e Athletico-PR para se manter na ponta. Esta foi a quarta vitória seguida do Glorioso em todas as competições.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
O Flamengo perdeu uma invencibilidade de 12 jogos em clássicos. A última derrota havia sido justamente para o Botafogo no último Brasileirão. O resultado também cria o primeiro ambiente de pressão para Tite no cargo, sem vencer há três partidas (2D). O Rubro-Negro caiu para o 5° lugar, com 7 pontos.
Os times voltam a campo no meio de semana para os jogos de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. O Flamengo recebe o Amazonas na quarta (1º), às 21h30, no Maracanã; o Botafogo enfrenta o Vitória na quinta (2), às 19h, no Nilton Santos.
Bota é letal no 2º tempo
Após um primeiro tempo morno, prejudicado pelo forte calor no Rio, o Botafogo voltou melhor do intervalo e logo abriu o placar. Em jogada ensaiada de escanteio, Savarino cobrou na meia-lua para Luiz Henrique, que acertou belo chute no canto, de primeira.
Depois de passar em branco nos oito primeiros jogos, o atacante marcou pela segunda vez seguida. Na comemoração, Luiz Henrique colocou a máscara do Pantera Negra e fez o gesto de Wakanda.
Em desvantagem, o Flamengo seguiu com muitas dificuldades para furar a defesa bem ajustada do rival e abusou dos cruzamentos. O Botafogo perdeu uma grande chance de ampliar aos 36, com Jeffinho, mas não desperdiçou a segunda: aos 48, após roubada de bola no ataque, Savarino recebeu do próprio Jeffinho e matou o jogo.
Fla perde Pulgar e Arrascaeta
Além da derrota e da atuação ruim, o Flamengo ganhou outros dois motivos para se preocupar: Erick Pulgar e Arrascaeta sentiram problemas físicos e precisaram ser substituídos.
O chileno sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e deu lugar a Allan no intervalo. Já o uruguaio apresentou um incômodo na coxa direita e pediu para sair no segundo tempo, aos 25 minutos. O Fla informou que ambos serão reavaliados no CT na segunda-feira (29).