Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Botafogo bate Flamengo no Maracanã e assume liderança do Brasileirão

Guilherme Bianchini
Luiz Henrique abriu o placar no clássico e comemorou como Pantera Negra
Luiz Henrique abriu o placar no clássico e comemorou como Pantera NegraVítor Silva/Botafogo
O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 neste domingo (28), no Maracanã, pela 4ª rodada do Brasileirão. Em clássico de poucas chances, debaixo de forte sol, Luiz Henrique abriu o placar com um golaço no início do segundo tempo. Savarino ampliou perto do fim. O Fla sequer finalizou no alvo em toda a partida.

O Botafogo repetiu o filme de 2023: bateu o rival no Maraca e assumiu a liderança da Série A. O Alvinegro chegou a 9 pontos e, agora, precisa secar Red Bull Bragantino e Athletico-PR para se manter na ponta. Esta foi a quarta vitória seguida do Glorioso em todas as competições.

Confira a classificação atualizada do Brasileirão

O Flamengo perdeu uma invencibilidade de 12 jogos em clássicos. A última derrota havia sido justamente para o Botafogo no último Brasileirão. O resultado também cria o primeiro ambiente de pressão para Tite no cargo, sem vencer há três partidas (2D). O Rubro-Negro caiu para o 5° lugar, com 7 pontos.

Os times voltam a campo no meio de semana para os jogos de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. O Flamengo recebe o Amazonas na quarta (1º), às 21h30, no Maracanã; o Botafogo enfrenta o Vitória na quinta (2), às 19h, no Nilton Santos. 

Bota é letal no 2º tempo

Após um primeiro tempo morno, prejudicado pelo forte calor no Rio, o Botafogo voltou melhor do intervalo e logo abriu o placar. Em jogada ensaiada de escanteioSavarino cobrou na meia-lua para Luiz Henrique, que acertou belo chute no canto, de primeira.

Luiz Henrique marcou belo gol no início do segundo tempo
Luiz Henrique marcou belo gol no início do segundo tempoVítor Silva/Botafogo

Depois de passar em branco nos oito primeiros jogos, o atacante marcou pela segunda vez seguida. Na comemoração, Luiz Henrique colocou a máscara do Pantera Negra e fez o gesto de Wakanda.

As estatísticas da vitória do Botafogo sobre o Flamengo
As estatísticas da vitória do Botafogo sobre o FlamengoOpta by Stats Perform

Em desvantagem, o Flamengo seguiu com muitas dificuldades para furar a defesa bem ajustada do rival e abusou dos cruzamentos. O Botafogo perdeu uma grande chance de ampliar aos 36, com Jeffinho, mas não desperdiçou a segunda: aos 48, após roubada de bola no ataque, Savarino recebeu do próprio Jeffinho e matou o jogo.

Savarino sacramentou a vitória do Botafogo nos acréscimos
Savarino sacramentou a vitória do Botafogo nos acréscimosVítor Silva/Botafogo

Fla perde Pulgar e Arrascaeta

Além da derrota e da atuação ruim, o Flamengo ganhou outros dois motivos para se preocupar: Erick Pulgar e Arrascaeta sentiram problemas físicos e precisaram ser substituídos.

O chileno sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e deu lugar a Allan no intervalo. Já o uruguaio apresentou um incômodo na coxa direita e pediu para sair no segundo tempo, aos 25 minutos. O Fla informou que ambos serão reavaliados no CT na segunda-feira (29).

Pulgar deixou o jogo no intervalo com entorse no tornozelo
Pulgar deixou o jogo no intervalo com entorse no tornozeloVítor Silva/Botafogo

Veja todos os detalhes de Flamengo 0x2 Botafogo