Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Botafogo reage tarde demais e perde para Juventude; Flamengo pode voltar a ser líder

Daniel Ottoni
Juventude sofreu para confirmar vitória diante de oscilante Botafogo
Juventude sofreu para confirmar vitória diante de oscilante BotafogoAFP
O Juventude venceu o Botafogo por 3 a 2, neste domingo (11), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, em duelo da 22ª rodada do Brasileirão. Danilo Boza, Carrillo e Marcelinho fizeram os gols da vitória alviverde. Cuiabano e Marçal descontaram para o time visitante.

Apesar de chegar para o confronto na liderança isolada da Série A, a postura do Botafogo , principalmente no primeiro tempo, foi de quem briga contra o rebaixamento.

Confira a classificação atualizada do Brasileirão

Sem saída de bola e com buracos na defesa, o clube da estrela solitária foi superado pelo Papo, que fez 3 a 0 para encaminhar o triunfo.

O Bota reagiu no segundo tempo, contando com recuo excessivo do time de Caxias do Sul, mas já era tarde. Para o time visitante, ficou a certeza de que era possível voltar pra casa com um outro resultado. 

Depois de ser eliminado pelo Bahia no meio de semana, pela Copa do Brasil, o Botafogo voltou suas atenções para se manter na primeira posição da Série A.

Números do jogo
Números do jogoOpta by Stats Perform

Mas a atuação foi decepcionante, com a liderança podendo ser perdida neste domingo, caso o Flamengo vença o Palmeiras. A derrota botafoguense ainda ajudou o Fortaleza, que se mantém na segunda posição. 

Nos últimos quatro jogos do Brasileirão, o Bota venceu apenas um, sequência que o fez deixar pontos pelo caminho, dando chances para seus concorrentes diretos.

O Juventude, 12° colocado, com 25 pontos, chegou ao quarto jogo seguido sem perder, considerando todas as competições. Por outro lado, o time não vencia há cinco rodadas na Série A. Esta foi a primeira vitória do Juventude, no Brasileirão, sob o comando do técnico Jair Ventura. 

Juventude dominou confronto diante do Glorioso
Juventude dominou confronto diante do GloriosoFernando Alves/ECJ

Chama apagada do Fogão

O Botafogo teve atuação discreta no primeiro tempo. O poder de reação foi testado, mas não veio, após o time sair atrás no placar. Aos 9 minutos, Danilo Boza pegou a sobra dentro da pequena área após cobrança de escanteio de Nenê. O time do técnico Artur Jorge não tinha saída de bola e via os donos da casa reduzirem bem os espaços no meio-campo.

Botafogo teve poder de reação testado após sair atrás
Botafogo teve poder de reação testado após sair atrásVítor Silva/ BFR

Com a construção de jogadas comprometida, o Botafogo pouco incomodou os gaúchos, que foram para o intervalo com a vantagem dobrada. Marcelinho fez cruzamento na medida para o equatoriano Carrillo acertar precisa cabeçada no ângulo de John.

Veja os detalhes de Juventude x Botafogo

Reação tardia

A situação do Glorioso ficou pior aos 3 minutos do segundo tempo quando Marcelinho fez 3 a 0, aproveitando espaço de sobra dado pela zaga carioca em contra-ataque.

O estrago parecia já estar feito, apesar do longo tempo para o Bota diminuir o prejuízo. Cuiabano descontou aos 24 minutos após bom passe de Savarino, iniciando a tentativa de reação. O Botafogo, de fato, teve outra postura no segundo tempo.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

O segundo veio com Marçal, aos 35 para, enfim, pressionar os donos da casa, que foram castigados por terem aberto mão de atacar. O Juventude, no final, acabou confirmando a vitória, mas não sem passar por apuros em duelo que parecia definido no começo da etapa final. 

Nenê foi um tormento para a defesa alvinegra
Nenê foi um tormento para a defesa alvinegraFernando Alves/ECJ