Brasileirão: Botafogo vence Corinthians na Neo Química e assume a liderança

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Botafogo vence primeira em Itaquera, deixa Corinthians no Z4 e dorme na liderança

Júnior Santos marcou seu 17º gol na temporada 2024
Júnior Santos marcou seu 17º gol na temporada 2024Vítor Silva/Botafogo
O Botafogo venceu o Corinthians por 1 a 0 neste sábado (1°), na Neo Química Arena, pela sétima rodada da Série A do Brasileirão, e chegou à liderança provisória do torneio nacional, com 13 pontos. O Glorioso possui a mesma pontuação de Athletico-PR e Bahia, mas supera os adversários no critério de desempate. Foi a primeira vez que o Glorioso venceu o Timão dentro da hostil arena corintiana. O time ainda conseguiu a primeira vitória sobre o Corinthians em São Paulo desde 2012.

O gol da vitória do Fogão saiu no segundo tempo dos pés de Júnior Santos, o goleador do clube na temporada 2024. Esse foi o sexto jogo consecutivo do Botafogo sem derrotas em todas as competições.

Confira a classificação da Série A do Brasileirão no Flashscore

O time encerrou uma curta sequência de dois jogos sem vitórias na Série A. No último jogo pelo torneio nacional, empatou com o Fortaleza em 1 a 1, fora de casa. 

O Corinthians, que vinha de três vitórias consecutivas em todas as competições, voltou a desapontar na Série A do Brasileirão, onde possui apenas um triunfo em sete partidas. 

Veja detalhes de Corinthians 0 x 1 Botafogo

A equipe está neste momento na zona do rebaixamento (17º colocado), com apenas cinco pontos. Já são três jogos sem vencer no campeonato nacional, o que deixa o torcedor com um pé atrás. 

As estatísticas da vitória do Botafogo sobre o Corinthians
As estatísticas da vitória do Botafogo sobre o CorinthiansOpta by Stats Perform

Intensidade, mas nada de gol 

A primeira etapa de Corinthians e Botafogo foi marcada pela transpiração. Mas faltou mesmo criatividade para converter a posse de bola em oportunidades de gol. O time carioca deu a primeira estocada aos 17 minutos, mas Marlon Freitas não aproveitou o cruzamento e cabeceou sem direção. 

O Botafogo seguiu insistindo pelas pontas, especialmente na direita com Luiz Henrique, mas o setor ofensivo do Fogão não estava calibrado. Aos 28, em mais um cruzamento, Danilo Barbosa desperdiçou a chance do arremate.

O Corinthians tentava responder investindo principalmente nas tramas de Wesley. Mas isso foi muito pouco para assustar o goleiro John

A entrada dos jogadores do Botafogo no gramado da Neo Química Arena
A entrada dos jogadores do Botafogo no gramado da Neo Química ArenaVítor Silva/Botafogo

É gol do artilheiro

O Botafogo voltou para a segunda etapa melhor e se impondo. Aos 13 minutos, o que o torcedor corintiano ainda não havia presenciado na atual edição da Série A do Brasileirão aconteceu: o Timão sofreu o primeiro gol na Neo Química. 

Especulado no Cruzeiro e tentado por uma proposta vantajosa em relação ao que recebe no Botafogo, Júnior Santos mostrou que seu foco está totalmente voltado à sequência de sua grande forma no clube carioca.

Júnior Santos comemora mais um gol na temporada 2024
Júnior Santos comemora mais um gol na temporada 2024Vítor Silva/Botafogo

Savarino tocou para Cuiabano, que cruzou de forma certeira para a conclusão do artilheiro. Foi o 17º gol do atacante em 31 jogos nesta temporada, o terceiro nas últimas seis partidas. 

O próprio Júnior Santos e Savarino poderiam ter matado o jogo para o time carioca, mas as oportunidades não foram concluídas a gol. O Corinthians se animou e, empurrado por sua torcida, buscou o empate. A defesa do Glorioso teve trabalho, mas o Timão não conseguiu marcar e a vitória suada - e histórica - do Botafogo foi confirmada. 

Um detalhe interessante da partida foi que os irmãos Romero, Óscar e Ángel, se enfrentaram pela primeira vez. 

As notas dos jogadores titulares de Corinthians e Botafogo na partida
As notas dos jogadores titulares de Corinthians e Botafogo na partidaFlashscore

Próximos jogos 

O Corinthians volta a jogar no dia 11 de junho, terça-feira, contra o Atlético-GO, às 19h, fora de casa. No mesmo dia, o Botafogo terá pela frente o clássico contra o Fluminense, no Nilton Santos, às 20h. Ambos os jogos serão pela oitava rodada da Série A do Brasileirão.