Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Braithwaite marca, Grêmio vence Fortaleza e se afasta do Z4 no Brasileirão

Braithwaite fez um dos gols da vitória do Grêmio em Porto Alegre
Braithwaite fez um dos gols da vitória do Grêmio em Porto AlegreČTK/AP/Maxi Franzoi
O Grêmio venceu o Fortaleza por 3 a 1 nesta sexta-feira (4), pela 29ª rodada do Brasileirão, na Arena do Grêmio. Depois de arrancar um empate contra o Botafogo, o Imortal enfrentou outro postulante ao título e conseguiu a vitória. Alexander Aravena, Martin Braithwaite e Yeferson Soteldo definiram o placar.

O triunfo fez o Grêmio pular três posições na classificação e deu um respiro muito importante nesta fase do Brasileirão. O Tricolor Gaúcho agora é 11º, com 7 pontos de vantagem para o Z4. O Imortal precisa de 3 vitórias e 1 empate para alcançar os 45 pontos. Na quarta-feira (9), a equipe de Renato Portaluppi faz seu último jogo atrasado, contra o Atlético-MG.

Veja a classificação atualizada do Brasileirão

O Fortaleza perdeu a oportunidade de assumir a liderança do Brasileirão ao ser derrotado em Porto Alegre. O Leão do Pici seguirá em 3º ao fim da rodada, mas pode perder contato com Botafogo e Palmeiras, que jogam neste sábado (5). A equipe cearense agora terá 12 dias de folga e volta a atuar em 16 de outubro. O duelo será também diante do Atlético-MG, no Castelão.

Gringos decidem

Depois de um primeiro tempo equilibrado, o segundo também indicava equilíbrio no seu princípio. Porém, uma falha individual recolocou o Grêmio à frente no placar. Pouco depois de ter uma finalização bloqueada na área, Martin Braithwaite recebeu próximo da meia-lua e chutou fraco em diagonal. João Ricardo tentou fazer a defesa, mas deixou a bola passar e estufar a rede.

As estatísticas de Grêmio 3x1 Fortaleza
As estatísticas de Grêmio 3x1 FortalezaOpta by StatsPerform

Em desvantagem, Juan Pablo Vojvoda mexeu no time e colocou seu time todo para o ataque. As mudanças não geraram grande volume ofensivo do Leão do Pici, mas houve uma grande chance. Juan Lucero conseguiu um cabeceio que exigiu um milagre de Caíque.

Soteldo fez o gol que definiu o placar
Soteldo fez o gol que definiu o placarPedro H. Tesch/Getty Images via AFP

Logo em seguida, um lance praticamente definiu o resultado. Mancuso recebeu o segundo cartão amarelo, foi expulso e deixou o Fortaleza com 10 jogadores em campo. A superioridade numérica fez o Grêmio respirar e ainda deu a chance de Yeferson Soteldo fechar a conta nos acréscimos.

Início agitado

Por necessidade, os dois times adotaram posturas ousadas desde os primeiros minutos. O Grêmio fez o primeiro logo aos 13. Braithwaite iniciou a jogada, passou para Franco Cristaldo e ele encontrou Alexander Aravena. O chileno se posicionou na segunda trave e marcou 1 a 0 em boa finalização.

Hércules fez o gol do Fortaleza no primeiro tempo
Hércules fez o gol do Fortaleza no primeiro tempoLeonardo Moreira/FEC

A resposta do Fortaleza foi imediata. Em subida rápida pela direita, Hércules alcançou a área sem ser parado pela marcação e marcou em chute cruzado. O restante da primeira etapa foi mais do Grêmio, mas João Ricardo apareceu bem para evitar mais um antes do intervalo.

Veja todos os detalhes de Grêmio 3x1 Fortaleza