Corinthians vence Bahia fora, encerra jejum de 10 anos e sai do Z4 do Brasileirão
A primeira vitória como visitante tirou o Corinthians da zona de rebaixamento, onde estava desde a 10ª rodada. O time de Ramón Díaz saltou para o 14º lugar, com 18 pontos, três à frente do Z4. O próximo compromisso é o duelo direto contra o Grêmio, na quinta-feira (25), às 20h, na Neo Química Arena.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
O Bahia tinha 100% de aproveitamento em casa até a semana passada, mas sofreu a segunda derrota seguida na Fonte Nova. A sequência afastou o Esquadrão da briga pelo título, agora em 5º lugar, com 30 pontos, nove atrás do líder Botafogo. O time volta a campo na quarta (24), contra o Atlético-GO, fora.
Fim de três tabus
Além de sair da zona de rebaixamento, o Corinthians encerrou três jejuns incômodos com a vitória sobre o Bahia na Fonte Nova:
- não tinha vitória como visitante no Brasileirão 2024;
- não vencia o Bahia fora de casa desde 2014;
- não vencia duas seguidas no Brasileirão desde novembro de 2022.
Foram dois empates e sete derrotas até o primeiro triunfo como visitante no campeonato. Já o jejum fora de casa contra o Bahia era de seis jogos, com quatro derrotas e dois empates.
Mudança de esquema funciona no Timão
O técnico Ramón Díaz promoveu a estreia de André Ramalho, que teve boa atuação, e montou o Corinthians com três zagueiros. O novo sistema deixou o Timão mais protegido, e o Bahia sequer finalizou no alvo em todo o primeiro tempo.
O Corinthians encaixava alguns contra-ataques, mas esbarrava na indecisão de Yuri Alberto. Ele se redimiu aos 37, em jogada que começou com desarme de Alex Santana na defesa. O atacante deu grande passe para Ángel Romero, que se livrou de Luciano Juba e bateu de esquerda para abrir o placar.
Corinthians escapa no fim
O segundo tempo foi de ataque contra defesa. O Bahia teve boa chance com Everton Ribeiro no começo, mas depois sofreu para furar a defesa fechada do Corinthians. Nos acréscimos, o Timão escapou do empate.
Foram duas bolas no travessão, de Caio Alexandre e Jean Lucas. Com uma pressão gigante, o Corinthians chegou a ter seis jogadores na pequena área em um outro lance, no qual Fagner evitou o gol de Jean Lucas.