Criciúma vence Cruzeiro com gol de Bolasie e quebra jejum de 22 anos
O último encontro entre Criciúma e Cruzeiro havia acontecido em 2022 pela Série B, e terminou empatado em 1 a 1. Dessa vez, a equipe catarinense buscou o triunfo e chegou a 16 pontos na elite do futebol nacional. Foi apenas a segunda vitória do time em casa na Série A 2024.
Confira a classificação da Série A do Brasileirão no Flashscore
O Tigre é o 12º colocado, com 16 pontos, e encerrou uma sequência de dois jogos sem vencer na competição nacional. Na última rodada, dentro de casa, o Criciúma empatou em 1 a 1 com o Internacional.
O Cruzeiro, por sua vez, perdeu a chance de chegar ao G4 do Brasileirão e segue com uma péssima campanha fora de casa, com apenas uma vitória até então.
A Raposa é a oitava colocada, com 20 pontos, mas pode perder posições no decorrer da rodada.
Veja detalhes de Criciúma 1 x 0 Cruzeiro
Primeiro tempo movimentado
O Cruzeiro começou o jogo em cima do Criciúma e impondo dificuldades ao time da casa. Um dos destaques foi o aniversariante do dia, o atacante Arthur Gomes. O jogador celeste teve boas chegadas pela ponta esquerda, mas encontrou resistência por parte dos marcadores, além de não registrar boas finalizações.
O Criciúma conseguiu equilibrar as ações ao longo da primeira etapa. O retorno de Bolasie após lesão deu um escape interessante para o time da casa, que assustou o goleiro celeste Anderson em determinados momentos do jogo.
A melhor chance do Cruzeiro veio aos 44 minutos da etapa inicial, quando Zé Ivaldo subiu mais alto que a defesa do Criciúma e acabou cabeceando para fora. O placar, todavia, seguiu em pé de igualdade.
Gol relâmpago e a vitória do Tigre
Logo no início do segundo tempo, com menos de um minuto de bola rolando, o Criciúma abriu o placar com o destaque do jogo: Bolasie. A jogada iniciou-se em um cruzamento de Marcelo Hermes e o corte parcial da defesa celeste.
Na sequência do lance, Claudinho cruzou rasteiro e Bolasie apareceu no segundo pau para empurrar para o fundo das redes de Anderson. O lance foi analisado pelo VAR e a arbitragem confirmou que o jogador do Criciúma não estava em posição de impedimento.
Foi o primeiro gol de Bolasie em casa com a camisa do time catarinense.
O Cruzeiro buscou aumentar a pressão para o cima do time da casa, mandando a campo nomes como o atacante argentino Barreal e os jovens da base Robert e Vitinho. Mas faltou bastante organização ao time mineiro, que não se acertou com as mudanças propostas por Seabra, muito mal em suas escolhas.
Próximo ao fim do jogo, o atacante Allano, que entrou no segundo tempo na vaga de Bolasie, acabou sendo expulso de campo. Mesmo com um a menos, o Criciúma conseguiu segurar o resultado.
Próximos jogos
O Criciúma volta a campo no domingo (7), contra o Vitória, no Barradão, às 18h30. O Cruzeiro joga no mesmo dia e recebe o Corinthians, às 16h, no Mineirão. Ambos os jogos serão pela 15ª rodada da Série A do Brasileirão.