Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cruzeiro se impõe no Nilton Santos, vence Botafogo e embola briga pelo topo do Brasileirão

William fez mais uma grande partida e está na mira de Dorival Júnior para defender a Seleção Brasileira
William fez mais uma grande partida e está na mira de Dorival Júnior para defender a Seleção BrasileiraGustavo Aleixo/Cruzeiro
O Cruzeiro venceu o Botafogo por 3 a 0 neste sábado (27), no estádio Nilton Santos, pela 21ª rodada da Série A do Brasileirão. Os gols da vitória do time mineiro foram marcados por Lucas Halter (contra), e os argentinos Lautaro Díaz e Álvaro Barreal. Um grande resultado obtido pelo time mineiro, derrubando o líder do torneio nacional fora de casa.

Essa foi apenas a segunda derrota do Botafogo jogando como mandante na Série A do Brasileirão. O Glorioso não sabia o que era uma derrota há oito jogos, com seis vitórias nessa sequência. 

Confira a tabela da Série A do Brasileirão no Flashscore 

Apesar da derrota, o time carioca segue na liderança do Brasileirão, com 40 pontos, mas pode ser alcançado pelo Flamengo, com 37, e que joga neste domingo (28), no Maracanã, contra o Atlético-GO, às 16h. 

O Cruzeiro, por sua vez, conquistou apenas a terceira vitória como visitante no Brasileirão. Um triunfo expressivo e que mostrou a força do time mineiro após as contratações feitas desde a chegada de Pedro Lourenço no comando da SAF celeste. 

A Raposa ainda manteve um tabu de oito anos sem ser derrotado pelo Botafogo. Nesta temporada, o Cruzeiro já havia superado o Glorioso no turno, em partida no Mineirão. 

Veja detalhes de Botafogo 0 x 3 Cruzeiro

A equipe celeste é a quinta colocada, com 35 pontos, e segue na cola do G4, um ponto atrás do Fortaleza, e examente a cinco do Botafogo, embolando a disputa pela parte de cima da tabela. 

As estatísticas da vitória do Cruzeiro sobre o Botafogo no Nilton Santos
As estatísticas da vitória do Cruzeiro sobre o Botafogo no Nilton SantosOpta by Stats Perform

Recital do Cruzeiro 

Após anos de sofrimento e um risco real de insolvência, o Cruzeiro vem dando claros sinais de que está de volta à prateleira de cima do futebol brasileiro. A exibição desta noite contra o Botafogo ratificou essa condição, com o time jogando em sintonia em todos os setores do campo. 

O primeiro gol, por exemplo, começou com uma troca de passes que se iniciou no campo de defesa até atacar a área do Botafogo com seis jogadores. O levantamento de Marlon encontrou William, o melhor lateral do Brasileirão até então. Ele arrematou duas vezes até contar com o desvio de Lucas Halter e a bola morrer no fundo das redes. 

Lautaro Diaz celebra primeiro gol com a camisa do Cruzeiro
Lautaro Diaz celebra primeiro gol com a camisa do CruzeiroGustavo Aleixo/Cruzeiro

No segundo tento, marcado também na primeira etapa, outra jogada iniciada no campo defensivo e puxada por Matheus Henrique, um dos nomes da partida. Já no chão, dentro da área, o outro Matheus, o Pereira, aproveitou-se de um descuido da defesa do Botafogo e deu um toque afetuoso para a conclusão de Lautaro Díaz, que marcou seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro. 

Álvaro Barreal acertou um chute belíssimo para determinar a vitória do Cruzeiro
Álvaro Barreal acertou um chute belíssimo para determinar a vitória do CruzeiroGustavo Aleixo/Cruzeiro

Já no segundo tempo, o recital do time mineiro foi completado com outro toque magistral de Matheus Pereira. Ele recebeu na direita e deu um tapa para a conclusão de voleio de Álvaro Barreal. Um golaço do argentino, que já foi indicado ao prêmio Puskás quando atuava no Cincinnati, dos Estados Unidos, clube que detém seu passe. 

Todo grande time começa por um grande goleiro

Se não bastasse a grande peformance ofensiva do Cruzeiro, o veterano Cássio teve um jogo primoroso no Nilton Santos. Preterido em seu fim de ciclo no Corinthians, o goleiro vem recuperando sua grande forma no time mineiro. Essa foi apenas sua quarta partida pelo novo clube e, sem dúvidas, o jogo mais especial. 

Foram pelo menos três defesas decisivas, com a última testando seu reflexo no contra-pé. A vitória do Cruzeiro teve a assinatura do ataque, mas passou mesmo pelas mãos de Cássio, que fez o Botafogo amargar pela primeira vez um jogo sem gols na atual edição do Brasileirão. 

Cássio mostrou que continua sendo um dos melhores goleiros em atividade no futebol brasileiro
Cássio mostrou que continua sendo um dos melhores goleiros em atividade no futebol brasileiroGustavo Aleixo/Cruzeiro

Próximos jogos 

O Botafogo agora volta sua atenção para as oitavas de final da Copa do Brasil. O Glorioso joga na terça-feira (30), contra o Bahia, no Nilton Santos, às 21h30, pelo jogo de ida. 

Pelo Brasileirão, o Botafogo joga no sábado que vem (3), contra o Atlético-GO, fora de casa, às 20h, pela 21ª rodada. 

O Cruzeiro, por sua vez, joga apenas no dia 5 de agosto, segunda-feira, contra o Fortaleza, às 21h. A partida pela 21ª rodada será disputada no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. 

As notas dos jogadores titulares de Botafogo e Cruzeiro na partida
As notas dos jogadores titulares de Botafogo e Cruzeiro na partidaFlashscore