Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Depay no Timão: Relembre outras cinco grandes contratações do Corinthians

Ronaldo Fenômeno em sua apresentação no Corinthians
Ronaldo Fenômeno em sua apresentação no CorinthiansSÉRGIO CASTRO/AGÊNCIA ESTADO/Agência Estado via AFP
Memphis Depay é apenas mais um dos grandes nomes que já vestiram a camisa do Corinthians na história. Um dos maiores clubes do futebol brasileiro possui em seu histórico o anúncio de grandes contratações.

Tornou-se notória também a capacidade financeira da equipe do Parque São Jorge, que já havia, por exemplo, investido 15 milhões de euros para contratar Carlitos Tévez, então com 20 anos de idade, no fim de 2004. A maior transferência até pouco tempo do futebol brasileiro (pela cotação da época) que foi viabilizada por meio do aporte da MSI, fundo do empresário iraniano Kia Joorabchian. 

Confira a tabela da Série A do Brasileirão no Flashscore 

O Flashscore fez uma lista com outras cinco grandes contratações do Corinthians nos últimos anos. Veja abaixo: 

1) Tévez 

Tévez era uma grande revelação do futebol argentino e tinha todas as credenciais para deixar o Boca Juniors e rumar para o futebol europeu. Mas, antes disso, aos 20 anos, optou por aceitar a tentadora proposta do Corinthians, sendo o principal expoente de um Timão que ficou conhecido por seus "Galácticos".

Em apenas um ano e meio de Parque São Jorge, o então camisa 10 foi às redes 46 vezes e é, até hoje, o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do Corinthians, ficando atrás apenas de Paolo Guerrero, com 54. 

Tévez, ídolo da torcida do Corinthians
Tévez, ídolo da torcida do CorinthiansEVARISTO SA/AFP

2) Ronaldo Fenômeno 

No dia 9 de dezembro de 2008, o Corinthians deixou o Flamengo para trás e anunciou a contratação de Ronaldo Fenômeno. O clube paulista decidiu investir seus esforços na recuperação do astro do futebol mundial, que estava sem jogar há 10 meses e recuperava-se de uma cirurgia no joelho esquerdo. 

Mesmo com uma forma física aquém da ideal, Ronaldo não desapontou no Corinthians. Venceu o Campeonato Paulista de 2009 e a Copa do Brasil no mesmo ano. Em 2011, depois de lidar com sucessivas lesões também no futebol brasileiro, encerrou a carreira. Foram 69 jogos e 35 gols com a camisa do Corinthians, além de um retorno financeiro em patrocínios e ativações que o Timão nunca havia experimentado. 

3) Javier Mascherano 

Um dos maiores nomes da seleção argentina nas últimas décadas, mesmo sem conquistar títulos de expressão, Javier Mascherano chegou ao Corinthians juntamente com Carlitos Tévez, outro grande investimento em parceria com a MSI - 11,8 milhões de euros pagos ao River Plate. 

Mascherano em ação com a camisa do Corinthians
Mascherano em ação com a camisa do CorinthiansMAURICIO LIMA/AFP

Não foi uma passagem prolífica. O atleta permaneceu no clube paulista por apenas uma temporada e disputou 25 jogos. Seu baixo número de compromissos explica-se por uma lesão e também pelas convocações para a seleção argentina. Apesar disso, assim como Tévez, sagrou-se campeão brasileiro em 2005. 

4) Alexandre Pato 

Alexandre Pato foi contratado para ser a grande estrela do Corinthians na temporada 2013. O jogador chegou ao Parque São Jorge com apenas 23 anos e 100% dos direitos adquiridos junto ao Milan por 15 milhões de euros. 

Alexandre Pato não foi feliz em sua passagem pelo Corinthians
Alexandre Pato não foi feliz em sua passagem pelo CorinthiansReprodução

Apesar de todo status, Pato não engrenou com a camisa corintiana e acabou negociado com o São Paulo, um dos grandes rivais do Timão em um acordo que levou Jadson ao Parque São Jorge. Foram 62 jogos pelo Corinthians, com 17 gols marcados. Ele esteve presente nas campanhas do título paulista e da Recopa Sul-Americana de 2013. 

5) Carlos Alberto 

Na mesma época da MSI, o Corinthians ainda seduziu o Porto e tirou Carlos Alberto, campeão da Champions com o clube português, por 10 milhões de euros.

Carlos Alberto ao lado de Nilmar, outro dos grandes reforços em termos financeiros da história do Corinthians
Carlos Alberto ao lado de Nilmar, outro dos grandes reforços em termos financeiros da história do CorinthiansClaudio Pozo/AFP

O meia permaneceu no clube até 2006 e acabou afastado pelo então técnico Leão após múltiplos episódios de indisciplina. Foram 95 jogos pelo Corinthians e 14 gols marcados.