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Entenda como Palmeiras explodiu número de sócios e afastou cambismo em jogos no Allianz

Guilherme Bianchini
Palmeiras atingiu marca de 200 mil sócios-torcedores ativos no Avanti
Palmeiras atingiu marca de 200 mil sócios-torcedores ativos no AvantiProfimedia
Nada de ingresso físico, carteirinha de sócio ou e-ticket. Para acessar o Allianz Parque em jogos do Palmeiras, só com reconhecimento facial. A tecnologia surgiu como solução para um problema que atinge 10 entre 10 clubes no país: o cambismo.

“Antes de implementarmos a biometria facial, cambistas aderiam legalmente ao Avanti, programa de sócio-torcedor do clube, compravam ingressos dentro do nosso sistema e depois os vendiam por preços bem acima dos que cobrávamos, o que configura crime”, explica o diretor de marketing do Palmeiras, Everaldo Coelho.

“Era algo que nos incomodava muito, pois os nossos torcedores, incluindo os sócios Avanti com direito à prioridade de compra, não conseguiam adquirir ingressos para as partidas do Palmeiras.”

Acesso ao Allianz em jogos do Palmeiras é 100% por biometria facial
Acesso ao Allianz em jogos do Palmeiras é 100% por biometria facialFabio Menotti/Palmeiras

A revolução no acesso ao estádio tem rendido frutos ao clube. Em agosto, o Palmeiras atingiu a marca de 200 mil sócios-torcedores ativos, recorde no país. Foram 62 mil novos membros entre janeiro e julho deste ano. Como resultado, o clube espera arrecadar mais de R$ 70 milhões com o Avanti em 2024.

O Palmeiras afirma ser o primeiro clube de futebol do mundo a implementar o sistema de biometria facial em todos os acessos ao estádio em dias de jogo. No Brasil, o artigo 148 da Lei Geral do Esporte (LGE) determinou que todas as arenas esportivas com capacidade superior a 20 mil pessoas tenham o reconhecimento facial em suas catracas até junho de 2025.

Com a exigência, os clubes começaram a adotar a tecnologia de forma gradual, mas nenhum outro exige o reconhecimento facial em 100% das entradas. Há casos como o do Flamengo, que usa o sistema para todos os ingressos comercializados na internet, mas ainda comercializa bilhetes físicos em postos de venda.

Everaldo Coelho, diretor de marketing do Palmeiras
Everaldo Coelho, diretor de marketing do PalmeirasDivulgação/Palmeiras

“Estudamos algumas opções tecnológicas e entendemos que o problema somente seria solucionado por meio do reconhecimento facial”, ressalta Coelho.

O Palmeiras não revela quanto gastou para implementar a biometria facial no Allianz, em projeto realizado com a Bepass. “Posso dizer, contudo, que o investimento vale a pena”, garante o diretor de marketing.

Parceria da Dinamarca

Em 2020, o Palmeiras buscou a dinamarquesa NewC Sport para auxiliá-lo no combate ao cambismo. De acordo com Everaldo Coelho, a parceria ajudou a aperfeiçoar o Avanti e a desenvolver o projeto da biometria facial, colaborando para alcançar a marca de 200 mil sócios-torcedores.

Antes focada em fornecer ingressos para clubes e federações, a NewC passou a formar parcerias estratégicas para oferecer soluções tecnológicas. Além de Dinamarca e Brasil, a empresa atua na Inglaterra, no País de Gales e na Suécia.

Palmeiras tem média superior a 30 mil pessoas por jogo no Allianz Parque
Palmeiras tem média superior a 30 mil pessoas por jogo no Allianz ParqueCesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras está trazendo sistemas usados em outras indústrias, mas que não estavam prontos para o mundo do futebol. E eles são os pioneiros nessa direção. Em escala global, a indústria do futebol não é um setor tão grande se comparada com os bancos ou a indústria médica, onde há pessoas muito bem pagas para organizar e implementar sistemas nos lugares certos”, explica o CEO da NewC, Mikkel Skou. 

“E precisamos saber que trabalhar com futebol, criar sistemas e ajudar na transformação digital requer muita expertise, porque é uma indústria muito complexa, com uma demanda muito alta do público em um período muito curto. É ótimo que o Palmeiras esteja implementando soluções que ainda não estão maduras o suficiente para o futebol, mas vemos que agora estão funcionando, e isso se tornará um padrão da indústria em muitos lugares.

Todas as catracas do Allianz Parque possuem tecnologia de reconhecimento facial
Todas as catracas do Allianz Parque possuem tecnologia de reconhecimento facialFabio Menotti/Palmeiras

O crescimento do Palmeiras não tem se limitado ao número de sócios. O público médio no Allianz, que antes era de aproximadamente 23 mil pessoas, passou dos 30 mil após a transformação tecnológica. O reconhecimento facial também trouxe uma redução de ingressos não utilizados e de tempo gasto no acesso ao estádio.

“Evidente que toda mudança requer um período de adaptação. Por esse motivo, tomamos a precaução de implementar o sistema de forma gradual até que ele funcionasse em todos os acessos do estádio. A repercussão foi altamente positiva porque o torcedor logo compreendeu que esta inovação visava protegê-lo e melhora a sua experiência”, acrescenta Everaldo Coelho.