Fluminense bate Vasco no clássico e vence primeira no Brasileirão 2024
Esta foi a primeira vitória do Fluminense na Série A desta temporada. O time vinha de uma derrota para o Bahia por 2 a 1, na última rodada, em jogo disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore
O Tricolor tem agora quatro pontos e é o sétimo colocado. Enquanto isso, o Vasco da Gama é o 13º, com apenas três pontos. É a segunda derrota consecutiva do Cruz-Maltino, que vinha de tropeço para o Red Bull Bragantino por 2 a 1.
O Fluminense também quebrou a série de 13 jogos sem vitórias contra os principais rivais regionais, estabelecendo assim um importante resultado neste sábado (20).
Ganso inaugura o marcador
Fluminense e Vasco faziam um jogo equilibrado até que o levantamento de Marcelo encontrou Paulo Henrique Ganso. Aos nove minutos, o meia, conhecido pelas assistências, apareceu para finalizar de cabeça e abrir o placar no Maracanã.
Veja detalhes de Fluminense 2 x 1 Vasco
Com a vantagem, o Fluminense assumiu o controle da partida, produzindo também as melhores oportunidades, como em um lance de Cano. O argentino acabou pegando mal na hora da finalização e perdeu a oportunidade de ampliar o marcador.
Próximo ao fim da etapa inicial, o Vasco conseguiu igualar a marcação e trouxe perigo à meta defendida por Fábio. As chances de Vegetti e Piton, todavia, acabaram não encontrando as redes. O placar persistiu 1 a 0 para o Fluminense na saída para o intervalo.
Um segundo tempo aberto
A segunda etapa do confronto no Maracanã mostrou-se um jogo franco. Logo de cara, Marquinhos teve boa oportunidade após tabela com Samuel Xavier. Léo Jardim fez a catada e deu rebote. Na sequência, Cano buscou o arremate. Mas o goleiro do Vasco estava esperto para ficar com a bola de vez.
A resposta cruz-maltina veio com Rayan. O atacante aproveitou-se de um vacilo da zaga do Fluminense, bateu na saída de Fábio, mas o goleiro tricolor evitou o pior.
Aos sete minutos do segundo tempo, no entanto, o Fluminense ampliou sua liderança. A jogada já havia sido iniciada por Martinelli. No lance, ele acabou perdendo a bola. O Tricolor persistiu com Arias, que passou para Samuel Xavier. O lateral cruzou na medida e Martinelli, dessa vez preciso, dominou e finalizou para o gol.
Três minutos depois, o estreante Hugo Moura deu sua cartão de visitas para a torcida vascaína. Um cruzamento preciso para Vegetti, que cabeceou firme e diminuiu a desvantagem no placar.
Impedimento e a confirmação do resultado
Aos 25 minutos, Marquinhos acertou o travessão de Léo Jardim e deixou o Fluminense muito proximo de fazer o terceiro. Mas quem balançou as redes foi o Vasco. A defesa do Fluminense deu uma bobeada e David encontrou Vegetti, que bateu na saída de Fábio. O jogador argentino, no entanto, estava impedido para alívio do Fluminense.
No fim do jogo, o Tricolor teve boas oportunidades de liquidar a fatura com John Kennedy e Douglas Costa, enquanto o Vasco perdeu um gol incrível com Vegetti, que esteve cara a cara com Fábio, mas acabou perdendo o ângulo e finalizando para fora. O placar se manteve mesmo em 2 a 1, confirmando os primeiros três pontos do Tricolor no Brasileirão desta temporada.
Próximos jogos
O Fluminense volta a jogar pelo Brasileirão no domingo (28), quando atua fora de casa contra o Corinthians, às 16h.
Antes, o Tricolor das Laranjeiras joga na quinta-feira (25), contra o Cerro Porteño, em Assunção, às 19h (de Brasília), pela fase de grupos da Copa Libertadores.
O Vasco joga no próximo sábado (27) contra o Criciúma, em São Januário, às 16h, pela Série A do Brasileirão.