Fluminense cede empate ao Grêmio no apagar das luzes em confronto direto contra o Z4
Com o resultado, o Fluminense segue atrás do Grêmio na tabela. O Tricolor das Laranjeiras possui 37 pontos e é o 12º colocado, ultrapassando momentaneamente o Criciúma, que ainda joga na rodada. O Tricolor Gaúcho, por sua vez, é o 11º, com 39.
Confira a tabela da Série A do Brasileirão
Tanto Fluminense quanto Grêmio seguem se afastando do Z4, mas terão que continuar ganhando pontos nas rodadas seguintes para dar fim, de uma vez por todas, à ameaça do rebaixamento.
O Fluminense completou o segundo jogo sem vitórias no torneio nacional. Na última rodada, o time carioca foi derrotado pelo Vitória por 2 a 1. O tropeço no Barradão brecou uma série de três vitórias consecutivas da equipe. Diante do Grêmio, o Fluminense levou o 12º gol na Série A após os 30 minutos da etapa final.
O último confronto entre as equipes trazia boas lembranças aos cariocas. O Fluminense foi a responsável por eliminar o Grêmio ainda nas oitavas de final da Libertadores deste ano.
O duelo entre as equipes não registrava um empate em jogos do Brasileirão há seis anos. Foram 12 jogos consecutivos sem uma igualdade.
Na última rodada, o time de Renato Portaluppi venceu o lanterna e virtual rebaixado Atlético-GO por 3 a 1. Antes, a equipe havia perdido duas vezes, incluindo o Grenal.
Veja como foi Fluminense 2 x 2 Grêmio
Lá e cá
Fluminense e Grêmio fizeram um jogo bastante intenso no Maracanã. Depois de primeiros minutos de estudo e respeito entre as partes, as equipes tiveram que tomar a iniciativa e o Tricolor Gaúcho foi mais feliz. Em contra-ataque, Reinaldo arriscou a finalização e Fábio permitiu o rebote. Braithwaite estava lá para conferir e abriu o placar no Maracanã.
O Fluminense tinha o controle da posse de bola, mas precisava fazer mais do que estava apresentando em campo. Pouco a pouco, o time foi tornando-se mais perigoso e conseguiu chegar à igualdade com Jhon Arias. Ele recebeu o passe de Ganso e finalizou no contrapé de Marchesín, empatando o jogo.
Virada do Flu e nova igualdade
O segundo tempo seguiu bastante movimentado. O Grêmio tentava explorar as jogadas de velocidade, mas sem ameaçar a meta de Fábio. O Fluminense passou então a ter mais chances claras e foi premiado com um tento, anotado aos 20 minutos, por Kauã Elias, seu sexto na atual edição do Brasileirão, e o sétimo na temporada. O jovem atacante aproveitou-se do escanteio cobrado por Lima e testou para o fundo das redes.
Mas o Grêmio foi para cima do Fluminense e deu muito trabalho para Fábio. O gol estava amadurecendo e veio já nos acréscimos, praticamente no apagar das luzes. Arezo foi derrubado por Fábio dentro da área e o juiz marcou pênalti.
O lance foi muito contestado pelos jogadores do Fluminense, especialmente Felipe Melo, expulso de campo mesmo no banco de reservas. Ele xingou a arbitragem e ainda fez um gesto em direção às câmeras de que o Fluminense estava sendo roubado.
Sem nada a ver com isso, Reinaldo foi para a batida do pênalti e não deu chances para Fábio, chutando firme e forte no canto superior direito do goleiro tricolor.
Treta entre Marcelo e Mano
Quando se preparava para entrar em campo, aos 45 minutos do segundo tempo, Marcelo acabou barrado por Mano Menezes. O veterano e o treinador, pelo que a transmissão do canal SporTV flagrou, discutiram à beira do campo. Exaltado, Mano chegou a tocar no peito de Marcelo, o afastando da beira do campo e mandando o lateral de volta para o banco de reservas.
Próximos jogos
O Fluminense volta a campo na próxima sexta-feira (8), contra outro adversário gaúcho, o Internacional, em Porto Alegre, às 19h. No mesmo dia, o Grêmio joga novamente fora de casa, contra o Palmeiras, às 21h30. Ambos os jogos serão pela 33ª rodada da Série A do Brasileirão.