Fluminense encerra jejum contra Flamengo, vence clássico e abre vantagem para Z4
O Flu ganhou uma posição e subiu para o 15º lugar, com 33 pontos, dois acima da zona de rebaixamento. O primeiro time do Z4 é o Athletico-PR, adversário tricolor na próxima terça (22), às 19h30, no Maracanã, em jogo atrasado da 17ª rodada.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
O Flamengo sofreu sua primeira derrota sob o comando de Filipe Luís e se manteve em 4º lugar, com 51 pontos, nove atrás do líder Botafogo. O time agora vira a chave para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, no domingo (20), às 16h, na Neo Química Arena.
Fim de jejum
O resultado desta quinta encerrou uma série de oito Fla-Flus sem vitória tricolor. A última havia sido a goleada por 4 a 1 na final do Campeonato Carioca de 2023. Em 2024, o Fluminense sequer havia feito um gol em quatro duelos contra o arquirrival (1E, 3D).
Flu decide rápido no 2º tempo
O pênalti perdido por Ganso nos acréscimos do primeiro tempo poderia ter derrubado a confiança do Fluminense. O efeito, porém, foi reverso. A entrada de Jhon Arias no intervalo deixou o time mais perigoso no ataque, e o Tricolor precisou de 15 minutos para resolver o clássico.
Logo aos cinco, Lima apareceu como elemento surpresa na área e abriu o placar. Pouco depois, Martinelli fez grande jogada e cruzou na medida para Arias ampliar. O Flu havia finalizado apenas uma vez no alvo em todo o primeiro tempo, mas cresceu na hora certa e administrou a vantagem sem sustos.
Ganso se redime de pênalti perdido
A primeira penalidade desperdiçada por Ganso em um tempo normal pelo Flu esboçava um roteiro de vilão para o meia no clássico. Mas bastou um toque genial de calcanhar que clareou a jogada do primeiro gol para a torcida tricolor esquecer o erro e reverenciar o camisa 10.
Ganso ditou o ritmo do meio-campo na etapa final, também participou do segundo gol e foi um dos destaques do Fla-Flu.
Fla melhor no 1º tempo
O Fluminense surpreendeu no começo e marcou o Flamengo com linhas altas, além de buscar contragolpes e bolas longas. O Fla se ajustou aos poucos, encaixou a pressão no rival e dominou o jogo a partir dos 25 minutos.
Veja todos os detalhes de Flamengo 0x2 Fluminense
O volume, porém, não se traduziu em chances claras, sobretudo pela noite ruim de Bruno Henrique e Gabigol. No lance mais perigoso, Carlos Alcaraz acertou a trave em um chute de fora da área.