Grêmio vence Cuiabá e emplaca 2ª vitória na Série A antes de "decisão" na Libertadores
Com o resultado, o Grêmio conquistou sua segunda vitória na Série A do Brasileirão. Na última rodada, a equipe comandada por Renato Portaluppi tinha derrotado o Athletico-PR, também em casa, por 2 a 0.
Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore
O Tricolor é momentaneamente o vice-líder da Série A, com seis pontos, e chega com moral para o desafio no meio de semana, quando faz um jogo de vida ou morte contra o Estudiantes, na Argentina, pela Libertadores.
Enquanto isso, o Cuiabá conheceu sua segunda derrota seguida no Brasileirão. Antes, o time estreou sendo goleado pelo Athletico-PR por 4 a 0.
Veja detalhes de Grêmio 1 x 0 Cuiabá
Esta é a terceira derrota seguida do Cuiabá em todos os torneios. A equipe também manteve o indigesto tabu de nunca ter vencido o Grêmio. O Dourado é o lanterna da Série A neste momento, com nenhum ponto.
Cuiabá em cima, mas quem marca é o Grêmio
Foi uma partida complicada para o Grêmio. Com o pensamento dividido devido ao momento complicado na Libertadores, o Tricolor teve trabalho diante do Cuiabá. O Dourado começou a partida em cima e, com apenas dois minutos, Matheus Alexandre levou perigo em finalização que raspou a trave de Marchesín.
Aos 18 minutos, o Cuiabá teve sua chance mais clara na partida. Jonathan Cafú apareceu no meio da área gremista para fazer o arremate. A finalização foi em cima de Marchesin, que fez a defesa e evitou o que seria o primeiro gol da partida.
A torcida tricolor não estava muito satisfeita com a performance do time e já cobrava os jogadores. A primeira chegada da equipe da casa só foi acontecer aos 40 do primeiro tempo. Uma puxeta de JP Galvão para uma grande defesa de Walter.
No lance seguinte praticamente, o alívio para Renato Portaluppi. Cristaldo levantou para a área. A intenção era encontrar o cabeceio de JP Galvão, mas a bola passou direto e morreu no canto esquerdo de Walter. O goleiro do Cuiabá esticou-se, mas não conseguiu conter o gol.
Controle gremista
No segundo tempo, o Grêmio teve maior controle da partida e afastou qualquer tipo de pressão do Cuiabá, que não teve oportunidades efetivas frente ao gol de Marchesín. A vitória foi confirmada sob os olhares dos novos contratados do Grêmio, o goleiro Rafael Cabral, ex-Cruzeiro, e o meia Edenílson, ex-Atlético-MG.
Choques de cabeça
A partida deste sábado (20) ficou marcada por choques de cabeça. O mais preocupante envolveu Empereur, do Cuiabá, que levou uma cabeçada em dividida na área e imediatamente formou-se um "galo" em sua testa.
O jogador chegou a voltar a campo, mas foi retirado pela equipe médica. Assim que deixou o campo, estirado no chão, ele recebeu atendimento e entrou no protocolo de concussão.
Outro lance na cabeça foi registrado por Zé Guilherme, lateral do Grêmio, que sofreu um corte atrás da cabeça. Ele também tentou voltar para o jogo, mas não resistiu, sendo substituído.
Próximos jogos
O próximo desafio do Grêmio no Brasileirão será no sábado que vem, dia 27, quando o Tricolor joga contra o Bahia, na Fonte Nova, às 21h.
Antes, a equipe atua na terça-feira (23), contra o Estudiantes, fora de casa, às 19h (de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Uma verdadeira decisão para o time de Renato, que ainda não venceu no torneio.
O Cuiabá também joga no meio de semana por uma competição internacional. Enfrenta o Deportivo Garcilaso, do Peru, na terça-feira (23), fora de casa, às 21h (de Brasília). Já no Brasileirão, o Dourado recebe o Atlético-MG no sábado que vem, 27, às 18h30.