Palmeiras bate São Paulo no último minuto em Choque-Rei eletrizante e quebra jejum
A etapa final do clássico foi repleta de tensão. O lateral Patryck, do São Paulo, caiu desacordado após uma pancada na cabeça e deixou o estádio de ambulância — já consciente. O Palmeiras reclamou muito de um gol anulado de Lázaro, com um impedimento polêmico, quando o jogo estava empatado em 1 a 1.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
A vitória no fim encerrou um jejum de quatro partidas do Verdão no Brasileirão (2E, 2D). A equipe se manteve em 4º lugar, com 41 pontos, quatro atrás do líder Fortaleza — com um jogo a mais.
Já o São Paulo, com time reserva, perdeu uma série invicta de cinco partidas (3V, 2E) — em que também não foi vazado. O Tricolor ficou com o 6º lugar em risco, pois tem 38 pontos, dois acima do Cruzeiro, que visita o Vitória na segunda-feira (19).
Agora, os rivais se concentram na volta das oitavas de final da Libertadores. O Palmeiras precisa reverter a desvantagem de 2 a 1 contra o Botafogo na quarta-feira (21), às 21h30, no Allianz Parque. O São Paulo busca uma vitória simples diante do Nacional-URU na quinta (22), às 19h, para avançar.
Flaco iluminado
O primeiro tempo no Allianz não chegou a ser sonolento, mas a etapa final trouxe uma montanha-russa de emoções, com gols, polêmicas, checagens demoradas no VAR, susto e confusão. Em meio ao caos, quem brilhou foi Flaco López.
O argentino abriu o placar aos sete minutos, na sobra de um chute de Zé Rafael que desviou em Estêvão. A marcação de campo foi de impedimento, mas o VAR mostrou que Flaco estava em condição legal.
Após levar o empate, ter um gol anulado e ficar com um a mais, o Palmeiras arrancou a vitória aos 57 minutos do segundo tempo. Em cruzamento de Rony, Flaco López ganhou de Rafael no alto, cabeceou para dentro e levou o Allianz Parque à loucura.
Luciano entra, faz gol e é expulso
Luciano simbolizou as reviravoltas do segundo tempo em Palmeiras x São Paulo. O atacante começou no banco, pois Luis Zubeldía preservou quase todos os titulares, mas entrou aos 15 da etapa final e fez um pouco de tudo.
Aos 27, Luciano acertou chute rasteiro de fora da área e empatou o clássico. Na comemoração, fez gesto de silêncio para a torcida do Palmeiras e levou amarelo. Já nos acréscimos, aos 51, o camisa 10 cometeu falta em Felipe Anderson perto da área, tomou o segundo cartão e foi expulso.
Susto de Patryck
Em uma dividida pelo alto com Estêvão, Patryck caiu de mau jeito e bateu forte com a cabeça no chão. O lateral-esquerdo do São Paulo chegou a ficar desacordado após a pancada, mas já estava consciente quando a ambulância o levou para o hospital. Saiba mais sobre o caso.
Polêmica e confusão
O Palmeiras marcou o segundo pouco depois do empate, mas Raphael Claus anulou o lance após intervenção do VAR. O árbitro considerou que Flaco López, impedido, encobriu a visão do goleiro Rafael no chute de Lázaro. A decisão irritou os palmeirenses e frustrou o camisa 17, que havia se redimido da falha no gol de Luciano.
Como se não bastasse o caos durante a partida, os jogadores e os membros das comissões técnicas se envolveram em uma briga generalizada após o apito final. Claus aguardou o fim da confusão para observar as imagens no VAR.