Paulinho, ex-Corinthians, anuncia aposentadoria do futebol: "Abençoado e privilegiado"
"É difícil. Meu nome é José Paulo Bezerra Maciel Júnior, 36 anos, e agora ex-jogador. Eu sou um cara abençoado e privilegiado. Eu voei na minha carreira durante 30 anos em que estive dentro do futebol. Na minha casa, como falo. O gramado era minha casa", despediu-se Paulinho.
O último clube de Paulinho foi o próprio Corinthians, onde entrou para a história ao conquistar a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2012. O ex-volante também foi peça fundamental nos títulos do Brasileirão 2011 e do Paulistão 2013. Ao todo, foram 212 jogos, 40 gols e 13 assistências com a camisa do Timão.
Paulinho fez sua última partida em maio, contra o Racing-URU, pela Sul-Americana, e recebeu uma homenagem na Neo Química Arena à altura de sua idolatria. Ele entrou no segundo tempo, recebeu a faixa de capitão e foi ovacionado pela Fiel. Após o apito final, foi celebrado pelos companheiros e deu uma volta olímpica.
"Eu senti que seria minha última partida. Com 45 mil corintianos, não teria coisa melhor para sair do futebol", recordou.
Após brilhar pelo Corinthians entre 2010 e 2013, Paulinho fez carreira no exterior e na Seleção Brasileira. Ao longo de 56 jogos com a amarelinha, o volante marcou 13 gols, foi titular nas Copas do Mundo de 2014 e 2018 e conquistou a Copa das Confederações de 2013.
"O orgulho de ter representado meu país e escutar um treinador falando para o mundo inteiro ‘o Paulinho está na lista para jogar uma Copa do Mundo’ não tem nada que pague. O que tem é o orgulho, a gratidão", disse o ex-jogador.
O primeiro clube estrangeiro de Paulinho foi o Tottenham. Em dois anos na Inglaterra, disputou 67 jogos e fez 10 gols. O volante ainda atuou por uma temporada no Barcelona, em 2017/18, onde foi peça importante do elenco nos títulos de LaLiga e da Copa do Rei. Ele marcou 9 gols em 49 jogos pelo time espanhol.
A equipe do exterior que Paulinho mais defendeu, porém, foi o Guangzhou Evergrande, da China, com 172 jogos e 74 gols. Em meio ao boom dos investimentos no futebol local, o brasileiro conquistou quatro Superligas Chinesas e uma Liga dos Campeões da Ásia em seis temporadas.
"Mas acima de tudo isso, o Paulinho foi um grande homem, um grande exemplo, e deixou um grande legado para o mundo do futebol", declarou.
Próximos passos
Paulinho pretende seguir no futebol, mas nos bastidores. O ex-jogador afirmou que estuda gestão há dois anos e já tem objetivos claros em mente.
"Representar o meu país mais uma vez, disputar mais uma Copa do Mundo e jogar uma Champions League mais uma vez, porém agora como gestor. Tenho que estudar, trabalhar muito, entender muito, para que eu consiga alcançar todos esses objetivos", projetou.