Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pedro Lourenço fala pela 1ª vez sobre compra do Cruzeiro: "O dono é a torcedor"

Josias Pereira
Pedro Lourenço ao lado de Ronaldo na festa do acesso à Série A em 2022
Pedro Lourenço ao lado de Ronaldo na festa do acesso à Série A em 2022Cris Mattos/Staff Images
O empresário Pedro Lourenço falou pela primeira vez como dono da SAF do Cruzeiro nesta segunda-feira (29). Na sede de sua rede de supermercados na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, ele deu os primeiros detalhes da aquisição do clube mineiro, confirmando o encontro com Ronaldo Fenômeno para a concretização do negócio.

A reunião que vai selar a venda dos 90% da SAF do Cruzeiro por R$ 600 milhões será realizada na tarde desta segunda-feira (29), na Toca da Raposa 2. O ex-jogador Ronaldo já se encontra na capital mineira para oficializar a transação, dando fim à sua passagem como proprietário do time celeste. 

"Ronaldo já chegou, às 16h vamos ajustar os contratos e conversar na Toca", disse Pedro Lourenço, em entrevista à rádio Itatiaia

"(As conversas) Já vêm se arrastando há alguns dias, sempre uma coisa ou outra, espero que dê tudo certo e que isso se resolva o mais rápido possível", acrescentou o empresário. 

Mattos e filho no futebol do Cruzeiro 

Pedro Lourenço confirmou os primeiros nomes do departamento de futebol do clube. Alexandre Mattos será o executivo responsável pelo futebol do clube, enquanto Pedro Júnior, filho de Pedro Lourenço, será o CEO. 

"(Alexandre Mattos) É o nosso homem do futebol. Legal né (a resenha), o Alexandre tem sempre o jeitinho dele, mas está animado e a gente conta sempre com ele", destacou. 

"O Pedro (Júnior) vai ser o assistente do Alexandre. Eu vou ficar mais na retaguarda, só nas situações maiores, e vamos deixá-los no dia a dia", completou o novo dono da SAF do Cruzeiro. 

Mensagem para a torcida 

Pedro Lourenço ainda mandou uma mensagem à torcida do Cruzeiro. Uma das grandes críticas à gestão de Ronaldo era justamente o distanciamento em relação ao torcedor. Com o novo proprietário, a promessa é de que esta relação será reestabelecida, especialmente pelo fato de Pedro Lourenço ser um fanático torcedor do clube e, há anos, contribuir com o funcionamento do Cruzeiro. 

"Eu quero dizer que o dono do Cruzeiro é o nosso torcedor. Não sou o dono da SAF do Cruzeiro, quem é o dono é o torcedor e vamos mudar essa chave com o torcedor. O tocedor vai ser ouvido. Vamos abrir as portas para a imprensa, ela tem o seu papel importante dentro do Cruzeiro.

"Pode ter certeza do carinho que eu tenho pela torcida, do meu amor pelo Cruzeiro. Não é um negócio, eu sou Cruzeiro. Não estou comprando um negócio, é uma paixão, e a gente vai tratar disso agora com paixão e com a razão. Sempre vou estar do lado da torcida e dar uma sacudida nesse Cruzeiro, que precisa", concluiu Pedrinho. 

Quem é Pedro Lourenço 

O empresário é natural de Paineiras, município localizado a cerca de 270 km de Belo Horizonte. Ele cresceu trabalhando na lavoura e em minas de carvão, ao lado do pai e dos nove irmãos.

Mudou-se para a capital de Minas Gerais quando completou a maioridade. Na cidade, ele ingressou no setor varejista como carregador de caixas, encarregado de depósito, entre outras funções em mercados da região.

Aos 40 anos, em 1996, Pedro Lourenço inaugurou a primeira unidade do Supermercados BH. Atualmente, é a quinta maior rede de supermercados do país, com faturamento de R$ 14 bilhões em 2023, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).