Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

São Paulo e Palmeiras lutam, mas empatam sem gols em clássico pelo Brasileirão

Josias Pereira
São Paulo e Palmeiras não saíram do zero em clássico no Morumbis
São Paulo e Palmeiras não saíram do zero em clássico no MorumbisAFP
São Paulo e Palmeiras empataram em 0 a 0 nesta segunda-feira (29), no Morumbis, pela quarta rodada da Série A do Brasileirão. Um clássico pegado e com oito cartões amarelos distribuídos pela arbitragem, inclusive um para Abel Ferreira no seu jogo 250 no comando do Verdão. No fim, a igualdade se manteve no placar, com os adversários paulistas dividindo os pontos.

Com o resultado, o São Paulo fecha a quarta rodada do Brasileirão em 14º lugar, com quatro pontos. Esse é o terceiro jogo sem perder da equipe, que vinha de uma sequência de duas vitórias em todos os torneios. 

Confira a classificação da Série A no Flashscore 

Foi ainda o primeiro clássico paulista de Luis Zubeldía, o novo técnico do São Paulo. O comandante argentino havia estreado com vitória, quando o Tricolor superou o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0, na fase de grupos da Libertadores

O Palmeiras é o 12º colocado, com cinco pontos. Foi o segundo empate consecutivo do Verdão no e a terceira partida sem vitórias no torneio nacional. Na última rodada, a equipe comandada por Abel Ferreira não saiu do 0 a 0 com o Flamengo, no Allianz.

Veja detalhes de São Paulo 0 x 0 Palmeiras 

Todavia, pela Libertadores, o Palmeiras arrancou uma virada espetacular sobre o Independiente del Valle por 3 a 2, fora de casa, também pela fase de grupos da Libertadores. 

As estatísticas do empate sem gols entre São Paulo e Palmeiras
As estatísticas do empate sem gols entre São Paulo e PalmeirasFlashscore

Tabus mantidos 

O São Paulo segue sem vencer o Palmeiras no Morumbis pelo Brasileirão desde 2017. Nesse período, as equipes se enfrentaram oito vezes, com três vitórias do clube alviverde e cinco empates.

Neste ano, o Choque-Rei segue sem um vitorioso. Apesar do São Paulo ter vencido o Palmeiras nos pênaltis, na grande decisão da Supercopa do Brasil, aquele jogo terminou empatado. No segundo confronto, pelo Paulistão, o jogo ficou 1 a 1

Primeiro tempo truncado 

Endrick durante o clássico entre São Paulo e Palmeiras
Endrick durante o clássico entre São Paulo e PalmeirasAFP

São Paulo e Palmeiras voltaram a se enfrentar no Morumbis nesta temporada, trazendo consigo as rusgas do último clássico entre os times, quando a troca de farpas, inclusive entre os dirigentes, marcou o compromisso pelo Paulistão.

Dessa vez, o que se viu foi muita entrega. Mas o primeiro tempo foi de pouca emoção. A forte marcação de ambos os lados prevaleceu - com quatro cartões sendo apresentados - e pouquíssimas oportunidades de gols aconteceram.

Alan Franco quase deixou sua marca após cobraça de escanteio, enquanto Gustavo Gómez, no mesmo fundamento, teve uma cabeçada defendida pelo goleiro Rafael. Os dois times se dirigiram aos vestiários com a igualdade no marcador. 

Trocação no segundo tempo 

Calleri perdeu golaço de letra no segundo tempo
Calleri perdeu golaço de letra no segundo tempoAFP

A partida ganhou em emoção nos 45 minutos finais, com as equipes propondo o jogo e criando chances claras. Aos 10 minutos, Endrick aproveitou-se do vacilo de Arboleda e passou para Lázaro. O jogador do Palmeiras finalizou para o gol vazio, mas Alisson salvou o São Paulo na jogada, aparecendo no momento certo para evitar o que seria o gol do Verdão. 

Aos 21 minutos, foi a vez do São Paulo ter sua chance. Uma grande jogada tramada pelos homens de frente do Tricolor, que terminou com Calleri finalizando de letra. A bola bateu na trave de Weverton e ganhou a linha de fundo. 

Recuperado de lesão, James Rodríguez chegou a ir a campo próximo ao fim do jogo. Mas tanto São Paulo quanto Palmeiras diminuíram a intensidade e o empate foi estabelecido no Morumbis. 

Clássico do perdão 

Se o São Paulo e Palmeiras do Paulistão terminou em clima quente, o jogo desta segunda-feira (29) foi pegado, mas com um pedido de desculpas oficial entre os clubes.

O diretor do São Paulo, Carlos Belmonte, ofendeu Abel Ferreira no duelo pelo Estadual, gerando uma crise entre as diretorias. Dessa vez, os dois personagens da desavença se encontraram e selaram a paz com um abraço. 

As notas dos jogadores titulares de São Paulo e Palmeiras na partida
As notas dos jogadores titulares de São Paulo e Palmeiras na partidaFlashscore

Próximos jogos 

Pelo Brasileirão, São Paulo e Palmeiras voltam a jogar apenas no próximo fim de semana. Ambos atuam no domingo (5).

Enquanto o São Paulo encara o Vitória, no Barradão, às 16h, o Palmeiras também viaja para enfrentar o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 18h30. Ambos os jogos serão pela quinta rodada da Série A. 

Antes, todavia, os rivais paulistas terão compromissos na terceira fase da Copa do Brasil exatamente no mesmo dia, quinta-feira, 2 de maio. O São Paulo joga fora de casa contra o Águia de Marabá, às 19h30. E o Palmeiras recebe o Botafogo-SP, às 21h30.