Vasco encaminha contratação do técnico Álvaro Pacheco, do Vitória de Guimarães
A informação sobre o acordo é do jornalista Venê Casagrande. Vasco e Pacheco já estão na fase de troca de documentos para assinar um contrato de um ano, com opção de renovação por mais um — atrelada a metas.
Acompanhe as principais notícias do mercado da bola
O Vasco está sem técnico há duas semanas, desde a saída de Ramón Díaz, em 27 de abril. O argentino deixou o clube após ser goleado por 4 a 0 pelo Criciúma, em São Januário, pela 3ª rodada do Brasileirão.
Enquanto não define um substituto, o Cruz-Maltino está sob o comando de Rafael Paiva, treinador do sub-20. Com o interino, a equipe empatou com o Fortaleza no Castelão, pela Copa do Brasil, e perdeu para o Athletico-PR na Ligga Arena, pelo Brasileirão.
Neste domingo (12), o Vasco recebe o Vitória pela 6ª rodada da Série A. Em 17º lugar, o time precisa do triunfo para sair da zona de rebaixamento.
Conheça Álvaro Pacheco
Álvaro Pacheco chegou ao comando do Vitória de Guimarães em outubro de 2023, no início da temporada, após a demissão do brasileiro Paulo Turra. A equipe, que estava em 6º lugar na Liga Portugal, conseguiu alcançar a 5ª posição. No último sábado (11), pela penúltima rodada, o Vitória perdeu para o Braga por 3 a 2, em casa.
Com Pacheco, o Vitória chegou às semifinais da Taça de Portugal e foi eliminado pelo Porto. Em 32 jogos nesta temporada, o técnico acumula 18 vitórias, 5 empates e 9 derrotas — 61,5% de aproveitamento.
Aos 52 anos, Álvaro Pacheco só tem experiências em Portugal. Ele começou a carreira no modesto Fafe, das divisões inferiores, e depois assumiu o Vizela, em 2019/20. O treinador conseguiu levar a equipe da terceira para a primeira divisão.
O último clube de Pacheco antes do Vitória de Guimarães foi o Estoril, com uma curta passagem no início desta temporada. Ele acabou demitido com apenas oito jogos.