Bayern de Munique sofre virada do Leipzig e vê título da Bundesliga ameaçado
A temporada 2022/2023 pode terminar para o Bayern sem uma única taça. O terceiro gol do Leipzig, nos instantes finais, fez a torcida da casa deixar o estádio antes mesmo do apito final, mostrando o tamanho da decepção que foi dos gramados para as arquibancadas.
O Bayern viu cair a invencibilidade dentro de casa na atual temporada da Bundesliga, que chegava a 23 jogos sem perder, dentro de seus domínios, contando partidas também da última edição do maior torneio do país.
Foi a primeira vez que o Leipzig venceu o Bayern na Allianz Arena. O Leipzig, com a histórica vitória, se garante, matematicamente, na próxima edição da Champions League.
Com a derrota, o Bayern "seca", desesperadamente, o Dortmund, que joga neste domingo, fora de casa, contra o Augsburg, 14° colocado. Apesar de ainda ter um ponto de vantagem sobre o rival, o Bayern pode ser ultrapassado e ficar dois pontos atrás em caso de triunfo do Dortmund.
A definição, de toda forma, fica para a última rodada, que acontece no próximo sábado. O Dortmund vai receber o Mainz, enquanto o Bayern visita o Colônia. O Bayern, agora, não depende somente de si para conquistar a taça, com o resultado deste sábado sendo uma das maiores frustrações do clube na temporada.
A tensão era nítida por tudo que a partida envolvia para os dois times. Apesar de jogar em casa, ter o apoio da torcida e contar com um elenco experiente, o Bayern parecia mais nervoso, talvez pela responsabilidade de precisar da vitória para confirmar seu favoritismo na busca pelo título.
Sem temer o favorito
O Leipzig se fechava bem para exigir alternativas dos donos da casa, que conseguiram abrir o placar aos 24 minutos. Em um dos poucos espaços abertos na defesa dos visitantes, Gnabry recebeu de Muller e, da entrada da área, chutou com precisão no canto do goleiro Blaswich, que viu a bola bater na trave para dificultar sua defesa.
O gol deu uma boa dose de alívio ao Bayern, que talvez teria conseguido a missão mais difícil em todo o jogo: abrir o placar. Mal sabia o time da casa sobre o que estava por vir.
O Bayern teve novas oportunidades de gol com Musiala e Coman. O Leipzig também levou perigo por mais de uma vez, com Sommer salvando os bávaros e cumprindo bem sua função de segurar o ataque adversário.
Castigo: empate e virada
O segundo tempo manteve o Leipzig colocando suas "asas de fora", sem recuar suas linhas e sabendo da importância de somar pontos para ficar perto da próxima edição da Champions. O Bayern não tinha o mesmo ímpeto da etapa inicial e o castigo veio à galope.
Tirando proveito de uma de suas principais armas, o time de Leipzig chegou ao empate aos 19 minutos. O contra-ataque fulminante teve Laimer estufando as redes de Sommer para deixar tudo igual e forçar o Bayern a voltar a impor um ritmo mais intenso para ficar perto da taça.
O time da casa, ao invés de reagir, parece que sentiu o gol sofrido, vendo um pênalti ser marcado nove minutos depois em falta de Pavard dentro da área. Nkunku cobrou forte para virar o placar e jogar uma pressão daquelas pra cima do Bayern.
O Bayern foi pra cima, deixando espaços para o Leipzig, que fez o terceiro com Szoboszlai em nova cobrança de pênalti para jogar um balde de água no chopp bávaro.