Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Borussia Dortmund empata com o Mainz e entrega título da Bundesliga

Dortmund perdeu uma grande chance de encerrar a hegemonia do Bayern
Dortmund perdeu uma grande chance de encerrar a hegemonia do BayernAFP
O Borussia Dortmund empatou com o Mainz em 2 a 2, neste sábado (27), na última rodada da Bundesliga, no Signal Iduna Park. O empate em casa, somado à vitória do Bayern de Munique contra o Colônia, sacramentou a perda do título alemão para os aurinegros.

Há 11 anos sem conquistar a Salva de Prata, o Borussia Dortmund só dependia de uma vitória simples para ficar com o seu nono título nacional. O empate deixou a equipe de Edin Terzic com 71 pontos, mesma pontuação que o campeão, Bayern de Munique, que ficou à frente pelo saldo de gols.

Os 71 pontos feitos pelos bávaros foram a menor pontuação de um campeão desde a temporada 2009/10, quando o próprio Bayern venceu a Bundesliga com 70 pontos. A melhor campanha do Borussia Dortmund nos últimos quatro campeonatos não foi suficiente para encerrar o jejum.

A classificação final na parte de cima da Bundesliga
A classificação final na parte de cima da BundesligaFlashscore

Responsável por estragar a festa em Dortmund, o Mainz terminou o campeonato na oitava colocação pela segunda temporada consecutiva. A caminhada também se encerrou com a mesma pontuação, 46.

As estatísticas de Borussia Dortmund 2x2 Mainz 05
As estatísticas de Borussia Dortmund 2x2 Mainz 05Opta by StatsPerform

Veja a classificação final da Bundesliga

Começo desastroso encerra sonho

Tenso desde o apito inicial e sem Jude Bellingham, o Borussia Dortmund não conseguiu desenvolver seu jogo em nenhum momento da primeira etapa. Uma falha de Gregor Kobel piorou as coisas aos 15 minutos de jogo. O norueguês Andreas Hanche-Olsen subiu mais alto que a zaga para colocar a bola entre a trave e o goleiro, que não fechou bem o ângulo.

Jogadores do Mainz comemoram um dos gols contra o Borussia Dortmund
Jogadores do Mainz comemoram um dos gols contra o Borussia DortmundAFP

Para piorar o emocional do time da casa, Sebastien Haller desperdiçou um pênalti quatro minutos depois de sua equipe sair atrás no placar. O camisa 9 bateu à meia altura e o goleiro Finn Dahmen fez a defesa com tranquilidade.

Haller perdeu o pênalti crucial aos 19 minutos do 1º tempo
Haller perdeu o pênalti crucial aos 19 minutos do 1º tempoAFP

Antes do intervalo, mais um golpe duríssimo para os aurinegros. Livre dentro da área, Karin Onisiwo recebeu cruzamento açucarado de Jae-Sung Lee e venceu Kobel para ampliar.

Reação insuficiente

Com os nervos mais controlados para colocar a bola no chão e fazer o seu jogo, o Dortmund fez um bom segundo tempo e deu muito trabalho para Dahmen. Sobretudo através de cruzamentos, os jogadores de ataque tiveram várias oportunidades de mexer no placar. Só na segunda etapa, o índice de gols esperados do Borussia Dortmund ficou em 1,35.

Marco Reus perdeu a chance de conquistar a Bundesliga pela primeira vez
Marco Reus perdeu a chance de conquistar a Bundesliga pela primeira vezAFP

O grande volume gerou impacto no resultado com gols de Raphaël Guerreiro e Nicklas Süle, ambos com passe de Giovanni Reyna. O segundo só saiu aos 49, sem tempo suficiente para uma virada histórica.

A decepção foi imensa no Signal Iduna Park
A decepção foi imensa no Signal Iduna ParkAFP