Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaque do Stuttgart, Undav se transforma pouco tempo depois de deixar o futebol amador

Undav e sua marca registrada
Undav e sua marca registradaČTK / imago sportfotodienst / Pressefoto Rudel/Jens Lommel
Há pouco mais de quatro anos, o alemão Deniz Undav atuava no futebol amador. Sua carreira se transformou desde então, com ele marcando 70 gols na Liga dos Campeões em nada países da Bélgica, Inglaterra e Alemanha.

O atacante de 28 anos, agora com experiência na Eurocopa, tem um passado notável e constrói suas páginas com a camisa do Stuttgart, adversário do Sparta, na Champions, nesta terça-feira (1/10).

O jogador cresceu na cidade alemã de Bremen e, naturalmente, começou na base do Werder Bremen, hoje décimo colocado na Bundesliga. Depois de cinco anos, aos 15, Undav se deu conta que era muito baixo. "Isso realmente doeu. Demorei alguns dias para me conformar, mas depois só olhei para frente", admitiu o hoje jogador de 1,78cm. 

Como agente livre, o atacante foi para o Weyhe e, dois anos depois, para o Havelse, um clube que disputava torneios regionais. Na segunda temporada pelo clube, anotou 16 gols e quatro assistências, com a dose sendo repetida no ano seguinte. Undav foi recompensado com outra transferência, dessa vez para o time reserva do Braunschweig.

Mas ele se lesionou e ficou apenas uma temporada, somando 18 jogos, nove gols e quatro assistências. A mudança de endereço o levou para o Meppen, da terceira divisão, onde a história começou a mudar.

Undav é força ofensiva do Stuttgart na Champions e Bundesliga
Undav é força ofensiva do Stuttgart na Champions e BundesligaTom Weller/Associated Press

Tudo no seu tempo

O primeiro ano perto da fronteira com a Holanda não foi bom para Undav - marcou apenas seis gols. No segundo ano, ele se encontrou. Foram 17 gols (incluindo um do meio do campo) e 13 assistências. A franca ascensão não escapou à atenção de um certo Royal Union Saint-Gilloise, clube da Bélgica, que nesta temporada disputa a Liga Europa.  

Poucas pessoas conheciam o clube, apesar dos 11 títulos nacionais antes da 2ª Guerra Mundial. O clube de Bruxelas disputava a 2ª segunda divisão e sempre buscava jogadores nas competições inferiores da Alemanha.

Foi lá que os olheiros encontraram Undav, que, com apenas 24 anos de idade, tinha seu primeiro contato com profissionais. Desde o começo, ele se mostrou relaxado, sabendo aproveitar o momento. A nova camisa serviu perfeitamente e o atacante marcou 17 gols em 26 jogos, ajudando o Royal Union a fazer parte da elite belga. 

Como recém-chegado, o clube de Bruxelas brigou pelo título e liderou o campeonato por diversas rodadas. Undav marcou 26 gols e deu 12 assistências na primeira temporada da liga.

Seagulls de olho aberto

O desempenho do até então desconhecido não passou despercebido pelo Brighton, da Inglaterra, que na época tinha Kaoru Mitoma emprestado ao Royal Union. A diretoria do clube enviou sete milhões de euros para a Bélgica em janeiro.

Undav, que terminou a temporada em Bruxelas, finalmente sentiu o gosto da famosa Premier League na terceira temporada profissional. "Da Bélgica para a Inglaterra, são cinco ou seis níveis acima", disse ele na época.

"Ele teve uma carreira muito interessante. Teve que lutar muito para chegar onde está e isso diz muito sobre seu caráter. Ele é um goleador que faz com que os jogadores ao seu redor melhorem", disse o técnico Graham Potter, que trocou o Brighton pelo Chelsea logo após a transferência de Undav.

Aprovado

Para Undav, foi uma passagem curta e desafiadora do ponto de vista mental, mas ele causou uma boa impressão. Em 22 jogos (e média de apenas 28 minutos por jogo) na elite europeia, marcou cinco gols - um a cada 126 minutos jogados.

Dos jogadores que os mesmo ou mais minutos, apenas Harry Kane (114), Roberto Firmino (110), Callum Wilson (104) e Erling Haaland (77) tiveram um desempenho melhor.

Desempenho na Bundesliga rendeu a Undav convocação para seleção alemã
Desempenho na Bundesliga rendeu a Undav convocação para seleção alemãIMAGO/Jan Huebner

Embora Undav não tenha se firmado totalmente sob o comando do técnico italiano Roberto De Zerbi, ele despertou o interesse da Alemanha. Por isso, se transferiu para o Stuttgart por empréstimo antes da última temporada.

O resultado? Um total de 2089 minutos jogados, 18 gols (um a cada 116 minutos), nove assistências, colocando seu time na 2ª posição da última Bundesliga, se apresentando para a Europa. 

Ligação de Nagelsmann

O Stuttgart não demorou a passar a mão no bolso em tempo recorde. O Brighton recebeu pouco menos de 27 milhões de euros, fez o que pode ter sido um negócio fantástico e Undav estava de casa nova de forma definitiva. 

"Expressei meu desejo várias vezes durante a segunda metade da temporada e estou feliz que isso tenha acontecido. É uma sensação ótima", disse ele ao site do clube logo após a transferência.

Undav nas últimas temporadas pelo Stuttgart e pela seleção alemã
Undav nas últimas temporadas pelo Stuttgart e pela seleção alemãFlashscore

O integrante da equipe do Flashscore na Alemanha, Anton Latuska, conta o que o clube alemão ganhou (além de números) com a contratação mais cara de todos os tempos.

 “Ele é um jogador versátil, algo entre um atacante de referência e um jogador para quebrar linhas. Ele frequentemente se envolve no jogo, faz boas jogadas e cria espaço para seus companheiros. Ele nos lembra o Thomas Müller. Como ele, tudo pode ser imprevisível para o adversário", afirma.

Foi com o lendário Müller que Undav se encontrou na mesma equipe. "O técnico da seleção, Julian Nagelsmann, me ligou, disse que gostava em mim, o que eu fazia bem, como eu lutava...Me falou que eu poderia escolher o país que queria representar, mas que ele queria jogadores que quisessem lutar pela Alemanha", disse sobre suas raízes curdas, ao site da Bundesliga.

Sem dúvida

Respondi a ele que é meu sonho jogar pela seleção alemã porque cresci aqui. Eu não tenho nada a ver com a equipe turca. Eu disse a ele que me concentraria 100% na Alemanha e que faria tudo o que pudesse para jogar por eles", disse Undav, cuja família é de Urfa, no sudeste da Turquia.

O atacante estreou na seleção alemã durante os preparativos para a Eurocopa em março, jogando 13 minutos na vitória de 2 a 0 sobre a França. Mais tarde, jogou mais sete minutos na Euro, sendo convocado após ótima temporada no Stuttgart.

Em setembro, Undav fez sua primeira partida como titular e mostrou força com gol e uma assistência no empate de 2 a 2 com a Holanda na Liga das Nações. 

"Até agora, Niclas Füllkrug tem sido o atacante número um da seleção, mas se jogássemos amanhã, Deniz seria o titular", acrescentou Latuska.

Certamente, Undav será a arma ofensiva número um na noite desta terça-feira no jogo entre Stuttgart e Sparta de Praga. O jogo será em solo alemão e será válido pela 2ª segunda rodada da Liga dos Campeões. O temido atacante autor de quatro gols na Bundesliga, na atual temporada, tentará aproveitar bem sua estreia na Champions League.