Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Do sensacional St. Pauli ao vergonhoso United: os vencedores e perdedores do fim de semana

Elias Saad garantiu a primeira vitória do St. Pauli, na Bundesliga, em 13 anos.
Elias Saad garantiu a primeira vitória do St. Pauli, na Bundesliga, em 13 anos.ČTK / imago sportfotodienst / Bahho Kara
Do desempenho sensacional do St. Pauli à vergonhosa atuação em campo do Manchester United, os torcedores compareceram em peso aos jogos do futebol europeu no final de semana e houve muito o que assistir.

O Flashscore destaca mais uma vez o melhor e o pior do final de semana. Quem foi o melhor desta vez?

St. Pauli

Foram três jogos esperando pelo primeiro gol, quatro pelo primeiro ponto e cinco pela vitória do icônico time de Hamburgo, na Bundesliga desse ano.

É verdade que foi fora de casa, contra o Freiburg, mas a vitória é especial depois de uma longa espera de 13 anos. Mais de 3.500 torcedores viajaram 800 quilômetros para assistir ao time, enquanto dezenas de milhares comemoraram em casa a vitória por 3 a 0.

O Freiburg enfrentou uma zaga sólida dos visitantes para dar apenas dois chutes a gol no primeiro tempo. Mas o St. Pauli também teve que agradecer ao VAR. A tecnologia, por duas vezes, acabou com a alegria dos anfitriões. 

O herói foi o goleiro bósnio Nikola Vasilj, que defendeu o pênalti de Vincenzo Grifo pouco antes do intervalo. Quem decidiu a partida foi Elias Saad.

"É uma ótima sensação marcar os primeiros gols na Bundesliga. Tudo se deve ao desempenho da equipe. Trabalhamos duro, mesmo sem a bola, e depois aproveitamos nossas chances. É uma sensação indescritível comemorar com a torcida", explicou o atacante.

Próximas partidas do St. Pauli
Próximas partidas do St. PauliFlashscore

Manchester United

Os torcedores do United viveram mais um trauma. A derrota por 3 a 0 para o Tottenham pode ter sido afetada pela expulsão de Bruno Fernandes, mas o desempenho da equipe, e especialmente da defesa, foi tão lamentável que talvez todos, inclusive o técnico Erik ten Hag, estejam se perguntando quando o sofrimento acabará.

O United só conseguiu marcar um gol em casa até agora nesta temporada, e caiu para a 12ª posição na Premier League.

"Desde o primeiro gol, tivemos medo de jogar. Houve muitos erros, não pressionamos bem e o Tottenham conseguiu contra-atacar depois das nossas decisões erradas, quando deixamos muito espaço para eles", admitiu o técnico holandês.

"Não penso de forma alguma em ser demitido. No meio do ano, decidimos ficar juntos, sabíamos que o processo levaria algum tempo", comentou o ex-jogador do Ajax.

Classificação da Premier League
Classificação da Premier LeagueFlashscore

Thiago Motta e a Juventus

Juventus conquista vitória importante durante reorganização da equipe
Juventus conquista vitória importante durante reorganização da equipeReuters/Alberto Lingria

Quando o jovem técnico Thiago Motta chegou à Juventus em julho, assumiu o comando de uma equipe que havia lutado em vão para acompanhar o ritmo da rival Inter. Mas, mesmo na nova temporada, o ataque não tem sido convincente e o clube ainda não conseguiu marcar três vitórias seguidas.

No sábado, porém, conquistou uma vitória por 3 a 0 em Genova e alcançou o segundo lugar na tabela. Os números da defesa são impressionantes: a Juve não sofreu um único gol na Série A em seis jogos, até agora, e é uma das duas melhores da Europa nesse quesito, junto com o Celtic.

Enquanto isso, o novo técnico teve que resolver o problema do goleiro - após a saída do polonês Szczesny - e acrescentou um novo homem à zaga. O ex-Milan Pierre Kalulu tem sido um dos pilares desde o primeiro jogo na defesa e a equipe parece muito compacta nesta temporada.

Miralem Pjanic

Há dois anos, a seleção da Bósnia-Herzegovina deveria jogar um amistoso contra a Rússia, suspensa de todas as competições da FIFA e da UEFA. Naquela época, Miralem Pjanic estava jogando na liga dos Emirados Árabes Unidos pelo Al-Sharjah e liderou a oposição à partida.

"O mundo inteiro está sofrendo com o conflito na Ucrânia e nós devemos ser o primeiro país a jogar contra a Rússia? Não tenho palavras", disse o ex-jogador da Roma e do Barcelona na época. Ele foi acompanhado por outros jogadores e a partida foi cancelada.

No fim de semana, Pjanic fez sua primeira partida pelo CSKA Moscou. Ele se apresentou como um herói e se tornou, de fato, a primeira grande estrela do futebol a aceitar um compromisso na liga local após o início da invasão russa.

"Vamos lá! Estou feliz por me juntar ao meu novo time", disse o volante, que parece ter esquecido a atitude anterior. 

CD Tondela

Enquanto a Europa Central e Oriental tem lutado contra enchentes nas últimas semanas, Portugal tem tentado parar os incêndios. O Tondela, da segunda divisão, tem experiência direta nesse elemento, já que até os próprios jogadores defenderam a cidade do fogo depois de voltarem de uma partida fora de casa, em 2017.

É também, por isso, que bombeiros são frequentemente convidados de honra em seus jogos. Durante o jogo em casa contra o Académico Viseu (4 a 1), os jogadores prestaram homenagem aos heróis bombeiros, que assistiram ao jogo dos melhores lugares.

O atacante brasileiro Bebeto prestou continência depois do gol em forma de comemoração. O Tondela teve um bom início de temporada, invicto após seis jogos, e está trabalhando para retornar à elite portuguesa, onde jogou pela última vez em 2022.

Classificação da segunda divisão portuguesa
Classificação da segunda divisão portuguesaFlashscore

Expulsões na Liga Tcheca

Graças ao Sparta Praga, Slavia Praga e Viktoria Plzen, a principal liga de futebol checa está em alta na Europa, e os resultados nas competições europeias elevaram a competição, há muito subestimada, à nona posição no continente no coeficiente da UEFA.

Mas, dentro de campo, não existe um espetáculo. O problema está principalmente na disciplina, na dificuldade do jogo e talvez até na interpretação dos árbitros. Na última rodada, foram registrados nove cartões vermelhos em oito jogos, o que não se compara ao péssimo recorde histórico da liga.

Cartões vermelhos nas ligas europeias
Cartões vermelhos nas ligas europeiasFlashscore

No geral, a Liga Tcheca lidera a Europa em número de cartões vermelhos. Os árbitros expulsaram 27 jogadores desde o início da temporada. A Premier League, por exemplo, registrou apenas sete até o momento.