Exclusivo: Bundesliga bate recordes no Brasil e vê LaLiga e Premier League concorrentes
Em conversa durante o Sports Summit Leaders, em Buenos Aires, na semana passada, Austermann afirmou também que o Campeonato Alemão tem alcançado audiência recorde na nova temporada no país.
"Temos agora transmissões não-exclusivas com diferentes tipos de distribuição", contou ele. "A Bundesliga agora está mais ou menos em todo lugar no Brasil".
Neste temporada, o Alemão é transmitido por sete canais, além do TikTok oficial da liga.
No streaming aberto, os direitos são da CazéTV e do Canal GOAT, além do OneFootball, plataforma que detinha a exclusividade digital do campeonato na última temporada, mas que não deve renovar para 2024.
Na TV aberta, a transmissão é da TV Cultura e da RedeTV. Na TV fechada, os jogos passam no SporTV e no Nosso Futebol.
"É um novo conceito, é criativo, é um modelo completamente novo. Estamos alcançando audiências recordes no Brasil no momento, mesmo em termos globais", revelou Austermann.
As transmissões da primeira rodada no SporTV (com Werder Bremen 0x4 Bayern de Munique e Bayer Leverkusen 3x2 RB Leipzig) alcançaram mais de 1 milhão de telespectadores.
"No SporTV, ter jogos imediatamente antes das partidas do Brasileirão definitivamente ajuda a trazer espectadores adicionais para a Bundesliga", avaliou o executivo, que é ex-jogador de handebol.
Alvo na geração Z
"Com a CazéTV e o Canal GOAT, queremos ser inovadores para atingir uma audiência digital e mais jovem. Também lançamos um perfil brasileiro da Bundesliga no TikTok, onde transmitimos uma partida por rodada, e ainda temos o OneFootball com todas as partidas da liga", explicou Austermann.
"Se formos bem-sucedidos, imagino que podemos continuar (com este modelo), mas ainda é muito cedo para avaliar", revelou.
O diretor alemão entende que a quantidade de canais "facilita para as pessoas assistirem à Bundesliga e a crescer o interesse".
Concorrência de peso
Perguntado se a Bundesliga vê a Premier League e LaLiga como concorrentes, Robin Austermann respondeu que "até certo ponto, sim".
"Somos todos ligas europeias, os jogos começam mais ou menos ao mesmo tempo, e se você está no Brasil você tem que decidir qual jogo quer assistir", disse.
"Mas no fim das contas é futebol europeu e também é bom crescer junto, então, sim, os vemos como concorrentes, mas focamos na gente", acrescentou.
Monopólio do Bayern?
Austermann também sublinhou que os 10 títulos seguidos do Bayern não atrapalham o campeonato.
"Não diria que é necessariamente uma coisa ruim. Claro que mais competição pode ajudar, mas é uma coisa boa que o Bayern seja muito forte e um competidor na Champions League", respondeu.
"Se você olhar para a última temporada, a Bundesliga teve a corrida pelo título mais animada de todas as ligas europeias", ponderou.
Sobre os favoritos à taça em 2023/24, o executivo alemão acredita que "Dortmund, Leipzig e também o Leverkusen podem ser campeões", além do todo-poderoso Bayern.
"A liga ainda é super competitiva. Temos também uma das brigas mais acirradas da Europa por vaga na Liga dos Campeões e para fugir do rebaixamento".