FlashFocus: Frimpong se destaca na Bundesliga enquanto aguarda chances na Holanda
Em setembro de 2019, o Celtic, da Escócia, o comprou por menos de quatro milhões de euros. Frimpong deixou o City sem fazer nenhum jogo na equipe principal.
A estreia como profissional ocorreu pouco depois da sua transferência para o Celtic, em 25 de setembro de 2019. Frimpong foi escalado como titular durante um jogo da Copa da Escócia, contra o Partick Thistle (vitória por 5 a 0), e foi o homem do jogo.
Durante a temporada 2019/20, a sua primeira no Celtic, Frimpong ganhou três títulos: o campeonato nacional, a Copa da Escócia e a Copa da Liga, se destacando em 23 jogos.
No meio da temporada 2020/21, o Bayer Leverkusen pagou 11 milhões de euros pelo pequeno e veloz meio-campista. Após um período de adaptação, deu seu grandesalto. Na primeira temporada completa na Bundesliga, disputou 25 jogos, marcou um gol e deu seis assistências.
Sucesso com Xabi Alonso
Foi sob o comando do técnico Xabi Alonso que seu rendimento disparou. No sistema 3-4-3 do espanhol, Frimpong, na sua segunda temporada completa no Leverkusen, marcou oito gols em 34 jogos da Bundesliga e deu sete assistências. Ele fez parte da seleção do campeonato nos últimos três anos.
Na histórica temporada 2023/24, marcou nove gols e deu sete assistências em 31 jogos. O Leverkusen foi campeão nacional invicto, venceu a Copa da Alemanha e perdeu a final da Liga Europa para a Atalanta.
Na atual temporada, Frimpong já começou com um gol e uma assistência nos primeiros seis jogos do campeonato, mas chamou a atenção na Liga dos Campeões ao dar três assistências nos dois primeiros jogos.
No radar dos gigantes
Frimpong tem um grande histórico. É considerado um dos melhores alas do mundo, com seu nome associado a uma transferência para o topo absoluto da Europa.
Nos últimos anos, ouviram-se rumores de clubes como Real Madrid, Barcelona, Arsenal e Manchester United, além de um possível regresso ao Manchester City.
Na carreira por seleção, Frimpong poderia ter jogado pelo país dos seus pais ou pela nação onde cresceu, mas escolheu a terra onde nasceu.
Frimpong juntou-se à Laranja Mecânica com menos de 19 anos, em 2018 e, depois, jogou pelas equipes sub-20 e sub-21. Ele estreou pela seleção principal da Holanda há um ano, em 13 de outubro de 2023, e fez parte do grupo na Copa do Mundo de 2022.
Apesar do técnico Louis van Gaal ter apostado nele, Frimpong não jogou um minuto sequer na Copa. Já Ronald Koeman o deixou inicialmente de lado porque o jogador preferiu não disputar a Euro Sub-21.
Durante a última Euro, Frimpong disputou três jogos pela Laranja Mecânica. Dois como suplente e um como titular - contra a França - sempre aberto pela direita. Koeman prefere usar Denzel Dumfries na lateral direita e explora Frimpong mais avançado, assim como no Leverkusen.
Até o momento, Frimpong disputou 106 jogos na Bundesliga. De acordo com o Transfermarkt, ele foi utilizado como lateral-direito em 41 ocasiões e jogou 61 vezes como meia pela direita. Em comparação, na Inter de Milão, Dumfries joga quase exclusivamente como meia pela direita.
Em busca de espaço na Holanda
Koeman também acha que Frimpong não é suficientemente bom na defesa, embora esteja dando conta do recado na Bundesliga. Parece que Koeman tem em Dumfries um claro favorito para a posição de lateral-direito, embora ele só tenha jogado 90 minutos em duas ocasiões pelo seu clube na Serie A desta temporada.
Outros jogadores são também preferidos para a posição de meia pela direita, que Frimpong ocupou durante seu único jogo como titular na Euro. Antes de Koeman ter decidido utilizar Xavi Simons nessa função, jogadores como Donyell Malen e Steven Bergwijn foram titulares, enquanto Frimpong teve de começar no banco.
O que é claro é que Frimpong está em desvantagem com o atual treinador da Laranja Mecânica e a questão que se coloca é se ele se arrependerá depois de ter escolhido jogar pela Holanda.
Também ficou claro durante a última Data FIFA que Koeman não vê em Frimpong mais do que um reserva. Contra a Hungria, o lateral, tão importante para o Leverkusen, ficou no banco; contra a Alemanha, país onde tem se destacado semana após semana na liga nacional, teve chance de jogar durante pouco menos de meia hora.
Não só foi uma Data FIFA pouco proveitosa para Frimpong. A Holanda ficou no empate com a Hungria (1 a 1, gol de Dumfries) e perdeu para a Alemanha (1 a 0). Talvez seja hora de uma mudança na Laranja Mecânica.