Mais uma lenda do futebol nos deixa: morre Franz Beckenbauer aos 78 anos
A morte do Kaiser veio apenas dois dias após o falecimento de Zagallo, outro ícone do futebol mundial que, assim como o alemão, é um dos poucos a terem conquistado a Copa do Mundo como treinador e atleta.
Com a saúde debilitada há algum tempo, Beckenbauer havia se afastado de compromissos públicos.
"É com profunda tristeza que informamos que meu marido e nosso pai Franz Beckenbauer faleceu pacificamente ontem, domingo, cercado por sua família", anunciaram os filhos do ex-treinador, sem dar maiores detalhes sobra a causa da morte.
Imperador da zaga
Um dos maiores defensores da história, o Kaiser capitaneou a Alemanha ao título mundial de 1974, além de ter conquistado três Copas dos Campeões e uma Copa Intercontinental (em cima do Cruzeiro) com o Bayern de Munique nos anos 70.
Ganhador da Bola de Ouro em 1972 e 1976, Beckenbauer se aposentou dos gramados em 1984, após uma passagem pelo New York Cosmos, time de Pelé.
Como técnico, ele levou a Alemanha ao vice-campeonato na Copa de 1986 e ao título mundial na Itália, quatro anos mais tarde.
No comando do Bayern, conquistou a Bundesliga de 1994 e a Copa da UEFA de 1996.
Início no time “errado” de Munique
O Kaiser nasceu em Giesling, um bairro operário de Munique, em setembro de 1945, meses após o final da Segunda Guerra.
Ele cresceu como torcedor do 1860 Munique, mas entrou para as categorias de base do clube rival, que era, então, a segunda força da cidade.
Em 1964, Beckenbauer estreou como ponta esquerda no time que estava na segunda divisão da Alemanha Ocidental.
Acabou se transferindo para o meio-campo e, depois de ajudar o Bayern a ser promovido para a Bundesliga, foi nomeado capitão antes da temporada 1968-69 e liderou a equipe ao título da primeira divisão logo na primeira temporada na elite.
Franz Beckenbauer fez história jogando como volante e zagueiro central. Ele é considerado o inventor da posição de líbero no futebol.