Top 5 motivos que podem levar o Leverkusen a quebrar o domínio do Bayern
O Bayer Leverkusen tem sido um dos melhores times da Bundesliga alemã há muitos anos. Mas, apesar das muitas oportunidades que teve de levantar os grandes troféus, nunca conseguiu.
O Leverkusen nunca ganhou a Bundesliga, mas teve que se contentar com cinco medalhas de prata ao longo dos anos. No entanto, ganhou um título de copa uma vez (1993) e uma medalha de ouro na Copa da UEFA (1988).
Siga a Bundesliga no Flashscore
Em 2002, no entanto, a equipe chegou muito perto de uma temporada perfeita.
O Leverkusen estava no topo da Bundesliga, mas jogou fora o campeonato na penúltima rodada, quando perdeu para o lanterna Nuremberg. O time também perdeu na final da copa, quando o Schalke venceu por 4 a 2.
No entanto, quatro dias após a derrota na final da copa, o Leverkusen teve a oportunidade de erguer a Champions quando enfrentou o poderoso Real Madrid na grande decisão. O resultado foi uma derrota por 2 a 1.
O Leverkusen teve a oportunidade de levantar três grandes troféus, mas teve que se contentar com três medalhas de prata e um apelido que dizia: Bayer "Neverkusen".
Em 2011, o Leverkusen também ficou em segundo lugar, mas terminou sete pontos atrás do Dortmund. Agora, o time está de volta ao topo, e aqui veremos alguns dos motivos pelos quais eles são candidatos ao título.
Xabi Alonso, o professor
O técnico espanhol Xabi Alonso é uma das razões claras pelas quais o Bayer Leverkusen está no topo da Bundesliga. O Leverkusen parece ser uma equipe que certamente pode disputar o título nesta temporada.
No entanto, não era isso que parecia há alguns meses. O Leverkusen teve um início horrível na última temporada, com apenas duas vitórias e três empates nas primeiras 12 rodadas, além de sete derrotas. Isso deixou o Leverkusen com apenas nove pontos após 12 jogos.
O início ruim fez com que o técnico suíço Gerado Seoane fosse demitido e substituído por Xabi Alonso. O espanhol foi contratado no início de outubro e seu primeiro jogo no comando da Bundesliga foi um grande sucesso.
Uma sólida vitória por 4 a 0 sobre o Schalke deu início a uma grande reviravolta na temporada, com Xabi Alonso transformando o Leverkusen de um time inferior em um repentino sexto colocado e garantindo uma vaga na Liga Europa.
Da água pro vinho
Alonso assumiu o comando da equipe quando faltavam 25 rodadas para o fim do campeonato e, durante esse período, o time foi o quarto melhor da Bundesliga.
Portanto, a nomeação de Alonso foi eficaz desde o início e o progresso não parou durante as férias. O técnico espanhol trouxe importantes acréscimos ao time titular e, no geral, toda a equipe do Leverkusen recebeu um impulso.
Nesta temporada, o Leverkusen disputou 18 jogos em todas as competições, vencendo 17 deles. Como resultado, o Leverkusen está em primeiro lugar na Bundesliga e, ao mesmo tempo, está no topo do grupo da Liga Europa com 100% de aproveitamento após quatro jogos.
A maior mudança tática para esta temporada foi o fato de Xabi Alonso ter mudado sua formação ideal. Na última temporada, o Leverkusen costumava jogar no 3-4-3, enquanto nesta temporada passou a jogar no 3-4-2-1.
Xabi Alonso transformou o Leverkusen em uma máquina de matar e tem a equipe para disputar o campeonato alemão.
Artilharia e contratações de primeira classe
Nesta temporada, várias coisas se juntaram para o Bayer Leverkusen. Uma delas é que as novas caras da equipe tiveram um desempenho incrivelmente alto desde o primeiro dia.
Uma das transferências mais significativas desta temporada foi a do atacante Victor Boniface. O nigeriano de 22 anos chegou ao Leverkusen depois de uma ótima temporada no Royale Union, da Bélgica.
Nas primeiras 11 rodadas, Boniface provou valer todos os 20,5 milhões de euros. No campeonato belga, ele marcou nove gols e deu oito assistências em 37 jogos. Em seus primeiros 11 jogos na Bundesliga, ele já contribuiu com sete gols e cinco assistências, o que o coloca em sexto lugar na lista de artilheiros.
Boniface não foi apenas um dos melhores jogadores do Leverkusen, ele foi um dos melhores atacantes de toda a Bundesliga. Com 5,46 desarmes por jogo e 2,07 deles no alvo, ele é um dos finalizadores mais prolíficos da liga. No entanto, ele também tem um bom olho para os companheiros de equipe e cria 1,32 chance por 90 minutos.
É justo dizer que o Leverkusen obteve uma boa relação custo-benefício ao contratar o zagueiro central espanhol Alejandro Grimaldo, do Benfica. O lateral de 28 anos chegou ao clube em uma transferência gratuita e conquistou a Bundesliga. Na lateral esquerda, ele marcou seis gols e deu quatro assistências em 11 jogos, o que o torna o defensor mais perigoso da Bundesliga.
Como Grimaldo joga na posição de lateral, suas habilidades ofensivas são altamente exigidas. No entanto, Grimaldo superou todas as expectativas até agora, com 0,91 chutes a gol por 90 minutos. Além disso, ele tem uma média de 3,29 toques na área adversária por jogo.
O Leverkusen passou a janela de transferências trazendo jogadores estabelecidos e experientes que poderiam fazer a diferença desde o primeiro dia. Um deles é o alemão Jonas Hoffmann, que foi trazido do Borussia Mönchengladbach por 10 milhões de euros. Ele também tem se destacado neste início de temporada. Cinco gols e cinco assistências nos primeiros 11 jogos são a prova de um jogador que se encaixou no time do Leverkusen com facilidade.
No entanto, o meio-campista não tem sido apenas um goleador. Ele também tem sido uma peça importante no jogo do Leverkusen, muitas vezes dando as ordens. Hoffmann é um dos passadores mais confiáveis da Bundesliga, com uma porcentagem de passes de 85,4%. Ao mesmo tempo, ele é um dos jogadores com o maior número de passes bem-sucedidos por 90 minutos, com 47,3.
O guerreiro suíço do meio-campo chegou ao Leverkusen depois de sete anos no Arsenal por 25 milhões de euros. Ao contrário das outras adições, ele não marcou nenhum gol ou deu nenhuma assistência. No entanto, o meio-campista de 31 anos se estabeleceu como um dos pilares da equipe com seus passes excelentes e qualidades defensivas.
A porcentagem de passes de Xhaka é de impressionantes 92,6%, que está entre as melhores da liga. Ele também é forte na defesa, vencendo 66,7% de seus duelos, e suas 72 recuperações de bola até agora estão entre as melhores da liga.
Mostrando classe nos grandes jogos
A chegada de Xabi Alonso ao Leverkusen transformou completamente o desempenho do clube. Especialmente nos grandes jogos, a influência do espanhol tem sido significativa. Na última temporada, o Leverkusen perdeu para o Bayern de Munique por 4 a 0 na oitava rodada, pouco antes de Xabi Alonso ser nomeado, enquanto em março da mesma temporada venceu os campeões finais por 2 a 1.
O mesmo aconteceu com o RB Leipzig, para quem o Leverkusen perdeu na 12ª rodada da temporada passada, quando Xabi Alonso havia sido técnico por apenas alguns jogos. No entanto, na primavera europeia, o Leverkusen venceu por 2 a 0.
Nesta temporada, o Leverkusen já enfrentou o Bayern de Munique e o RB Leipzig nas primeiras 11 rodadas. O resultado foi um empate (2 a 2) com o Bayern e uma vitória por 3 a 2 sobre o Leipzig.
O Leverkusen ainda não enfrentou o Borussia Dortmund nesta temporada, e pode ser uma tarefa difícil para a equipe de Xabi Alonso. O Leverkusen perdeu os dois jogos da última temporada para o Dortmund.
Dominante com a bola e talento de sobra
É evidente que Xabi Alonso conseguiu implementar suas próprias ideias na equipe do Leverkusen durante o verão. Embora ele também tenha tido as férias de inverno europeu em 2022, nem todos os jogadores puderam participar da Copa do Mundo no Catar.
Um dos principais focos de Xabi Alonso tem sido manter mais a posse de bola, e é justo dizer que ele foi bem-sucedido nesta temporada. Nos primeiros 11 jogos, o Leverkusen teve a bola em média 60,5% do tempo, sendo superado apenas pelo Bayern de Munique.
Em comparação com a temporada passada, o Leverkusen foi apenas o sexto melhor quando se tratou de posse de bola. Em média, a equipe teve a bola 52,1% do tempo.
Muitos se lembrarão de Xabi Alonso por sua gloriosa carreira em vários grandes clubes, onde ele ditou o jogo com seu pé direito divino no Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique, entre outros. Alonso também conseguiu transmitir sua habilidade de passe seguro.
Peças fundamentais
O Leverkusen é o time da Bundesliga com o maior número de passes bem-sucedidos por jogo. Em média, eles dão 597,2 passes bem-sucedidos por 90 minutos. Isso representa uma clara melhora em relação à última temporada, quando a equipe teve uma média de 406 passes por jogo, que foi a quinta melhor.
Portanto, Alonso levou sua equipe a fazer quase 200 passes bem-sucedidos a mais por jogo nesta temporada, o que ajudou o Leverkusen a ganhar impulso em quase todos os jogos.
Xabi Alonso ficou muito feliz por ter conseguido contratar o talentoso Florian Wirtz no final da temporada passada. O atacante de 20 anos retornou de uma lesão no joelho que o manteve afastado por quase um ano. Wirtz teve de reencontrar seu ritmo na Bundesliga na última temporada, quando marcou um único gol e deu seis assistências em 17 jogos.
Nesta temporada, ele está se parecendo com o Florian Wirtz que vimos antes da lesão. Com uma técnica fenomenal e uma visão de jogo sublime, o jogador da seleção alemã é uma peça central da equipe do Leverkusen. Nesta temporada, ele já contribuiu com três gols e cinco assistências em 11 jogos. Ele também é um dos jogadores da Bundesliga que mais fez desarmes no último terço do campo.
Excelente equilíbrio entre defesa e ataque
Não é inconcebível que Xabi Alonso tenha o lema de que o melhor é defender com a bola. A grande quantidade de posse de bola que o Leverkusen tem desfrutado nesta temporada também tem valido a pena em outras facetas do jogo.
Os líderes da Bundesliga estão sofrendo 0,9 gol por jogo nesta temporada, segundo melhor desempenho do torneio. Na última temporada, a equipe sofreu uma média de 1,44 gol por jogo. Na última temporada, o Leverkusen sofreu 49 gols em 34 jogos da Bundesliga. Se conseguir manter a média desta temporada abaixo de 0,9, acabará sofrendo apenas 30 gols. Uma melhora significativa.
O goleiro finlandês da equipe, Lukas Hradecky, já fez quatro jogos sem sofrer gols nos primeiros 11 jogos. Na última temporada, ele totalizou nove jogos sem sofrer gols, o que foi apenas o sétimo melhor de todas as equipes.
Ataque afiado
Não foi apenas o lado defensivo do jogo que melhorou. Há um bom equilíbrio na equipe, o que também significa que as forças ofensivas se destacaram. Nesta temporada, o Leverkusen marcou uma média de 3,1 gols por jogo. Somente o Bayern de Munique marca mais gols.
Na última temporada, a média de gols foi de 1,7 por jogo, a quinta melhor da Bundesliga. Essa é outra grande melhoria para as tropas de Xabi Alonso.
A explicação para o bom equilíbrio da equipe pode estar no fato de que o Leverkusen costuma jogar de forma muito direta e é bom em pegar o time adversário no contra-ataque. Eles geralmente atacam com cinco ou seis jogadores, o que pode criar muito perigo para os adversários.
Ao mesmo tempo, o time sempre tem quatro ou cinco jogadores no restante da defesa, o que pode impedir qualquer contra-ataque.
Portanto, o Leverkusen parece ser uma equipe que tem um plano de jogo claro e, se o mantiver, pode facilmente acabar ganhando a medalha de ouro na primavera e finalmente apagar o nome "Neverkusen" dos livros de história.