Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Virada em finais de Campeonato Mineiro só ocorreu duas vezes nos últimos 20 anos

Mateus Figueiredo
Atlético-MG e América-MG decidem o Campeonato Mineiro no domingo (9)
Atlético-MG e América-MG decidem o Campeonato Mineiro no domingo (9)Pedro Souza/Atlético
O América-MG precisará de uma façanha para bater o Atlético-MG e ficar com o título estadual no próximo domingo (9). Desde 2004, só em duas oportunidades o time que venceu o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro não ficou com a taça.

A boa notícia para o torcedor do Coelho é que, nas duas ocasiões, quem perdeu o título foi o Atlético-MG. As finais, porém, foram contra o Cruzeiro. Em 2011 e 2018, o Galo saiu na frente no primeiro jogo e cedeu a virada no duelo decisivo.

Há 12 anos, o Atlético-MG venceu a ida na Arena do Jacaré, por 2 a 1, e perdeu a volta, também em Sete Lagoas, por 2 a 0. A outra virada aconteceu em 2018, quando os alvinegros venceram a ida por 3 a 1, no Independência, e levaram a virada do rival por 3 a 1 na volta, no Mineirão.

A diferença em relação à final atual é que a Raposa possuía a melhor campanha nos dois casos. Desta vez, o Atlético-MG tem a vantagem do empate no placar agregado.

O Campeonato Mineiro de 2003, conquistado também pelo Cruzeiro, foi o último estadual disputado em pontos corridos. Desde então, sempre tivemos finais em dois jogos, com exceção de 2022, quando o Estadual foi decidido em uma única partida.

Das 18 finais disputadas entre 2004 e 2021, em 11 delas houve um vencedor no primeiro jogo. Destas, apenas em cinco o time que perdeu a ida conseguiu uma vitória na volta.