Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Abel pode igualar Luxemburgo como segundo técnico mais vitorioso do Palmeiras

Josias Pereira
Abel Ferreira vai em busca da sua oitava taça pelo Palmeiras
Abel Ferreira vai em busca da sua oitava taça pelo PalmeirasAFP
Com seu nome cravado na história do Palmeiras, Abel Ferreira pode estabelecer mais uma marca no Verdão neste domingo (9). Caso reverta a vantagem do Água Santa, que venceu o jogo de ida da final do Campeonato Paulista por 2 a 1, e o Palmeiras conquiste a taça, o técnico português vai subir mais um degrau na lista de comandantes mais vitoriosos na história do clube.

O Paulistão deste ano pode representar a oitava conquista de Abel Ferreira pelo Palmeiras, feito que o faria igualar Vanderlei Luxemburgo, tornando-se, portanto, o segundo técnico mais vitorioso da história do Verdão. 

Acompanhe Palmeiras x Água Santa ao vivo no Flashscore

Neste momento, Luxa ocupa a segunda posição isolada, perdendo para Oswaldo Brandão, responsável por levar o Palmeiras a 10 conquistas. Brandão é também o técnico que comandou o Palmeiras em mais partidas e mais vitórias.

Foram 562 jogos, com 327 vitórias. No total, Brandão acumulou cinco passagens pela Academia, a mais notória entre 1971 e 1975, quando dirigiu o Verdão em dois títulos paulistas e dois brasileiros.

Abel Ferreira já deixou para trás Luiz Felipe Scolari nesta lista. O comandante do pentacampeonato mundial pela Seleção Brasileira tem seis títulos pelo Palmeiras. O português está agora empatado com Ventura Cambón, dono de sete títulos pelo Verdão, dentre eles a Copa Rio Internacional, de 1951; dois Paulistas em 1944 e 1950; e o Torneio Rio-São Paulo, em 1951. 

De qualquer forma, Abel Ferreira já marcou seu nome. Com a final do Paulista desta temporada, o português é o treinador que comandou o Palmeiras em mais decisões na história. Já são 11, uma a mais que as 10 finais de Luiz Felipe Scolari, o antigo detentor do recorde. 

Abel já faturou pelo Palmeiras os títulos da Copa Libertadores (2020 e 2021), o Brasileirão (2022), a Recoa Sul-Americana (2022), a Copa do Brasil (2020), Paulista (2022) e Supercopa do Brasil (2023).