Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Campeonato Paulista: Quantas finais e quantos títulos têm os times do interior?

Luxemburgo foi campeão paulista de 1990 com o Bragantino
Luxemburgo foi campeão paulista de 1990 com o BragantinoProfimedia
Se o Água Santa confirmar a vantagem sobre o Palmeiras neste domingo (9), será a apenas a sexta vez em 121 anos de história que um time do interior vence o Campeonato Paulista.

Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos detém 98 dos títulos da competição.

Outras oito equipes amadoras da capital também venceram o Paulistão nos seus primórdios, mas estão extintas ou não se profissionalizaram.

A Portuguesa (com três títulos) e o Juventus (com uma conquista) são os únicos times da cidade de São Paulo que foram campeões estaduais e ainda vivem.

Qual o histórico dos times do interior?

Apenas 17 times do interior chegaram à decisão do Paulistão. A Ponte Preta é a recordista de finais: chegou em 5, e perdeu todas (o time campinense tem também dois vice-campeonatos de pontos corridos).

Ituano, São Caetano e Guarani chegaram a duas decisões cada. Santo André, Paulista (Jundiaí), Botafogo (Ribeirão Preto), Bragantino (Bragança Paulista), Novorizontino (Novo Horizonte), Inter de Limeira, Audax (Osasco) e São José completam a lista com uma final.

A decisão de 2023 entre Água Santa (da cidade de Diadema) e Palmeiras é a 22ª com participação de um time fora da capital.

Em 21 finais até aqui, as equipes do interior do Estado venceram em cinco ocasiões. 

Os campeões do interior

Com duas taças, o Ituano é o maior campeão de fora da capital. A equipe de Itu ganhou o Paulistão de 2002 (que não teve a participação dos quatro grandes por conta do Rio-São Paulo daquele ano), e também o torneio de 2014, batendo o Santos na final.

O primeiro campeão do interior da história foi a Internacional de Limeira, que bateu o Palmeiras na final de 1986 em pleno Morumbi lotado.

Em 1990, o Bragantino de Vanderlei Luxemburgo conquistou o título em cima do Novo Horizontino, na primeira "final caipira" de todos os tempos.

Em 2004, o São Caetano de Muricy Ramalho ganhou o caneco em cima do Paulista de Jundiaí, na segunda e última decisão entre times do interior.

Siga a final do Paulistão 2023 em tempo real