Guia do Campeonato Carioca 2024: confira regulamento, favoritos e onde assistir
O torneio vai até abril, quando o segundo jogo da final acontece no dia 7. A ida da decisão está marcada para 31 de março.
Os 12 times participantes da edição de 2024 do Campeonato Carioca são: Audax, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda.
Regulamento
Todos os times se enfrentam em turno único, com os quatro melhores se classificando para as semifinais. O primeiro colocado leva o simbólico título da Taça Guanabara, com o lanterna rebaixado para a Série A2.
Os quatro primeiros colocados fazem a semifinal em duelos de ida e volta. Assim como no último ano, o time com melhor campanha tem a vantagem do empate no placar agregado da semifinal. Este critério não aparece na grande decisão, que pode ser definida nas penalidades.
Os times que terminarem entre a 5ª e a 8ª posição disputam a Taça Rio.
Os favoritos de sempre
Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo largam na frente pelo maior investimento.
O time rubro-negro manteve o técnico Tite e chega em busca de um título que não vem desde 2021. A equipe da Gávea, maior vencedora do torneio com 37 taças, manteve boa parte de suas peças, como o volante Gerson, o meia Arrascaeta e os atacantes Pedro, Bruno Henrique, Luiz Araújo, Cebolinha e Gabigol.
O time perdeu o goleiro Santos para o Fortaleza, o meia Everton Ribeiro para o Bahia e viu Filipe Luís pendurar as chuteiras no final do ano passado. Outra ausência é do zagueiro Rodrigo Caio, que não teve seu contrato renovado após cinco temporadas no clube.
A principal contratação foi do meia uruguaio De La Cruz, ex-River Plate, que não vai estar presente na estreia. Ele estará na pré-temporada do clube, marcada para acontecer em Orlando, nos EUA. Lá, o Fla fará amistosos contra o Philadelphia Union e o Orlando City, nos dias 21 e 27 de janeiro, respectivamente. A diretoria segue buscando reforços.
Campeão da América
O Fluminense, do técnico Fernando Diniz, agora não mais dividindo o posto com a Seleção Brasileira, chega com moral depois de uma temporada vitoriosa.
O Tricolor das Laranjeiras, campeão em 2022 e 2023, também manteve peças importantes como o goleiro Fábio, o zagueiro Felipe Melo, o lateral-esquerdo Marcelo, o volante André, o meia Ganso e os atacantes Keno, Arias e Cano.
A principal perda foi do zagueiro e capitão Nino, negociado com o Zenit.
Uma das principais novidades para 2024 é a contratação do meia Renato Augusto. Outra cara nova é o zagueiro Antônio Carlos, ex-Orlando City.
Uma das ausências do time nos primeiros jogos do Carioca será do atacante John Kennedy, convocado para defender o Brasil no Pré-Olímpico da Venezuela, que acontece entre 20 de janeiro e 11 de fevereiro.
Além disso, o elenco principal do Flu só se apresenta em 23 de janeiro, já que as férias foram adiadas pela disputa do Mundial de Clubes. Até lá, a equipe será quase toda sub-20.
Alvinegros
Botafogo e Vasco chegam reformulados para a competição. O time da Estrela Solitária quer começar o ano bem depois de terminar 2023 de forma decepcionante, quando o título do Brasileirão foi escapando por entre os dedos a cada rodada.
O atacante Diego Costa não renovou seu contrato e o dono da SAF, o norte-americano John Textor, optou por mudar o perfil do time, pensando na participação na Libertadores. Quem também se despediu do clube foram o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson, que acertaram com o Lyon.
Algumas das principais novidades são o atacante Savarino, ex-Atlético-MG, o retorno do também atacante Jeffinho, que estava no Lyon, e o zagueiro Lucas Halter. A diretoria quer mais reforços e segue atenta ao mercado.
O Fogão soma 21 taças do Carioca.
Vasco teve mudanças dentro e fora de campo
O Vasco, campeão carioca em 24 oportunidades, também teve importantes mudanças, a começar pela gestão. O diretor de futebol é Alexandre Mattos, um dos principais nomes da função no país.
Sua presença colaborou para contratações importantes como dos zagueiro Rojas, que estava no River Plate, e de João Victor, do Benfica, que era desejado por outros clubes brasileiros.
O meia francês Payet é uma das referências, e agora tem a chance de defender o Vasco desde a pré-temporada. A esperança de gols é Vegetti, que correspondeu em 2023. Outros que chegaram foram os atacantes Adson, do Nantes e David, do Internacional.
Uma das principais ausências deve ser de Gabriel Pec, de malas prontas para o futebol dos Estados Unidos.
Parte da preparação do time foi feita na cidade uruguaia de Punta del Leste.
Clássicos do Carioca 2024
4/2 - 19h - Vasco x Flamengo - 6ª rodada
7/2 - 21h30 - Flamengo x Botafogo - 7ª rodada
14/2 - 21h30 - Fluminense x Vasco - 8ª rodada
18/2 - 16h - Botafogo x Vasco - 9ª rodada
24/2 - 18h - Flamengo x Fluminense - 10ª rodada
2/3 - 18h - Fluminense x Botafogo - 11ª rodada
Transmissão
A transmissão do Carioca 2024 acontece na Band (TV aberta), que adquiriu os direitos de transmissão até 2025. Os jogos também passam em band.com.br e no Bandplay.
O GOAT transmite em seu YouTube todas as partidas do torneio, com exceção daquelas que têm o Vasco como mandante. A CazéTV (YouTube e Twitch) transmite somente os jogos em que o Vasco for o mandante. Essas partidas também serão transmitidas no SBT, no SporTV e no Premiere.