Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Do maior clássico inglês ao duelo da East Anglia: veja os dérbis do fim de semana

Miroslav Šifta
O Ipswich Town espera vencer seu rival há 14 anos
O Ipswich Town espera vencer seu rival há 14 anosProfimedia / Flashscore
O fim de semana está novamente repleto de clássicos ao redor do mundo. Os duelos em destaque desta vez vêm da Inglaterra, com o jogão entre Liverpool x Manchester United e o histórico Ipswich Town x Norwich City.

Confira abaixo os dérbis das principais ligas do planeta e descubra a história por trás da batalha da East Anglia.

Premier League (Inglaterra)

Liverpool x Manchester United

• Dérbi do Noroeste

• Domingo (17), às 13h30

As cidades de Liverpool e Manchester são rivais desde a Revolução Industrial. Após o desenvolvimento do futebol, elas também competem entre si nos gramados. Historicamente, o Liverpool e o Manchester United são os clubes mais bem-sucedidos do país. O Liverpool conquistou um total de 68 troféus e o United, 67.

Tudo isso faz do "Northwest Derby" o maior clássico da Inglaterra.

Bundesliga (Alemanha)

Bayern de Munique x Stuttgart

• Dérbi do Sul

• Domingo (17), às 15h30

Munique e Stuttgart são as maiores cidades do sul da Alemanha. O clássico entre os dois maiores times de ambas as cidades é bastante desequilibrado. O ressentimento dos torcedores do Stuttgart em relação ao Bayern, além da força do rival, é agravado pelo fato de o primo rico ter tirado jogadores históricos do time de Stuttgart como Giovane Elber, Mario Gomez e Benjamin Pavard.

O duelo vale briga pela vice-liderança da atual Bundesliga.

Em má fase, o United enfrenta seu maior rival
Em má fase, o United enfrenta seu maior rivalProfimedia

Ekstraklasa (Polônia)

Zaglebie Lubin x Slask Wroclaw

• Dérbi da Baixa Silésia

• Sexta-feira (15), às 16h30 (de Brasília)

O clássico polonês no primeiro turno foi vencido pelo Zaglebie, em julho. No entanto, incluindo a derrota no dérbi, o Slask Wroclaw perdeu apenas duas vezes até agora nesta temporada e ocupa a primeira posição na tabela.

A-League (Austrália)

Melbourne Victory x Sydney FC

The Big Blue

• Sábado (16), 5h45

Há uma grande rivalidade entre as duas maiores cidades da Austrália. O clássico entre os times de Melboune e Sydney é chamado de "Big Blue" não só porque a cor de ambas as equipes é azul mas também porque, no inglês australiano, blue significa luta, briga, discussão.

O Victory está em 4º lugar na liga australiana, enquanto o Sydney é o 10º.

Jupiler Pro League (Bélgica)

Standard Liège x Charleroi

• Derby da Valônia

• Sábado (16), às 16h45

Após empatar o "clássico belga" contra o Anderlecht, o Standard Liège agora enfrenta o Royal Charleroi em outro dérbi local. Charleroi e Liège, ambos no meio da tabela, são dois times tradicionais da liga que representam a parte valã (de língua francesa) da Bélgica.

Club Brugge x Gent

• Batalha de Flandres

• Domingo (17), às 9h30

Gante e Bruges são belas cidades históricas na região de Flandres, na Bélgica. Elas ficam a apenas 50 quilômetros de distância e abrigam dois clubes populares.

No momento, o Gent é o 3º colocado da liga, 5 pontos acima do Brugge, que é o 6º.

HNL (Croácia)

Dínamo de Zagreb x Hajduk Split

• Dérbi eterno

• Domingo (17), às 13h15

O Dinamo Zagreb, da capital, claramente reina supremo no futebol croata, historicamente e atualmente. Seu maior rival é o Hajduk, da segunda maior cidade do país, Split. Ambos os clubes são apoiados por grandes e fanáticos grupos de torcedores: Bad Blue Boys, do Dinamo, e Torcida, do Hajduk.

Ligat ha'Al (Israel)

Hapoel Haifa x Maccabi Haifa

• Dérbi de Haifa

• Domingo (17), às 15h30

Como em outras cidades israelenses, o confronto entre clubes com os nomes Hapoel e Maccabi carregam grande rivalidade. Em Haifa, os dois clubes representam classes sociais e valores diferentes. Juntos, porém, eles compartilham um estádio para mais de 30 mil espectadores.

O jogo coloca frente a frente o atual vice-líder da liga (Hapoel) e o quarto colocado (Maccabi).

O Bayern encara seu rival Stuttgart em boa fase
O Bayern encara seu rival Stuttgart em boa faseAFP

Clássico em destaque da semana

Championship (Inglaterra)Ipswich Town x Norwich City

• Old Farm Derby

• Sábado (16), às 13h30

Entre as décadas de 1960 e 1980, o Ipswich Town era parte da elite do futebol inglês. O time foi campeão da liga em 1962, venceu a FA Cup em 1978 e até ganhou a Copa da UEFA três anos depois.

A equipe disputou as três principais competições de clubes do continente na época (Copa dos Campeões da Europa, Recopa e Copa da UEFA) e se saiu tão bem no cenário internacional que ainda é o único time inglês que nunca perdeu um jogo em casa em torneios europeus.

A grande temporada do Norwich City foi a de 1992/93, a primeira na Premier League, quando os Canários terminaram em terceiro lugar, atrás do Manchester United e do Aston Villa.

O Norwich não obteve tanto sucesso quanto seu rival regional. Os Canários conseguiram vencer apenas a Copa da Liga (duas vezes, em 1962 e 1985). No entanto, eles também detêm um recorde europeu interessante entre os times ingleses: são os únicos que conseguiram vencer o Bayern de Munique em seu antigo Estádio Olímpico.

Ambos os clubes representam as maiores cidades da região leste da Inglaterra, conhecida como East Anglia. Seus pilares são os condados de Norfolk e Suffolk. O centro de Norfolk e a maior cidade da região é Norwich. Toda a sua conurbação tem uma população de cerca de 370 mil habitantes. A cerca de 100km ao sul, fica a capital da vizinha e rival Suffolk, casa do Ipswich, cuja população é aproximadamente a metade da do restante do condado.

A região é uma importante área agrícola devido aos seus solos férteis. O dérbi entre os dois maiores clubes da região é, portanto, frequentemente chamado de Old Farm Derby, uma corruptela bem-humorada do famoso Old Firm Derby de Glasgow entre Celtic e Rangers. 

Norwich e Ipswich em East Anglia
Norwich e Ipswich em East AngliaP3K / Google Maps

O apelido dos jogadores de futebol do Ipswich, os Tractor Boys, também corresponde à tradição agrícola. As camisas amarelas e verdes do Norwich também sugerem uma conexão com os extensos campos de grãos e fazendas de vegetais da região, mas na verdade estão relacionadas ao mascote do clube.

É assim que os jogadores do Norwich são conhecidos desde o início do século XX, pois o presidente do clube na época criava canários.

Os habitantes de East Anglia chamam a batalha da região por um nome muito mais pomposo e poético - o Orgulho de Anglia.

O Ipswich Town foi promovido da League One para a Championship na última temporada, onde agora reencontra seu maior rival, o Norwich, após um intervalo de vários anos.

O Pride of Anglia será jogado novamente nesta temporada na segunda divisão da Inglaterra.

O cântico mais antigo do mundo

O Ipswich Town foi fundado em 1878, e o Norwich City quase um quarto de século depois (1902). A forte tradição e a história do futebol no leste da Inglaterra são ressaltadas pelo cântico do Norwich: "On the Ball, City". Acredita-se que esse seja a música de torcida mais antiga ainda em uso no mundo.

Os torcedores do Norwich a cantam desde a fundação do clube. A música é ainda mais antiga que o próprio clube. Dizem que foi composta por um dos fundadores do Norwich City e mais tarde presidente do clube, Albert T. Smith.

O Ipswich Town agora também está intimamente associado à música. O cantor e compositor mundialmente famoso Ed Sheeran é um grande fã do clube e um dos principais patrocinadores do clube - ele até tem um lugar na parte mais prestigiada da camisa, onde aparece o logotipo de seu álbum ou referência à alguma de suas turnês.

O primeiro dérbi de East Anglian foi disputado em 1902. O de sábado será o de número 149, e o recorde é equilibrado: o Ipswich venceu 60 vezes, o Norwich 58.

Torcedores do Norwich
Torcedores do NorwichProfimedia

No entanto, na primeira divisão do futebol inglês, apenas 28 foram disputados. No total, o Ipswich passou apenas 26 temporadas na primeira divisão, e o Norwich City, uma a mais.

O Ipswich, como recém-chegado ao campeonato, está tendo uma temporada fantástica até agora. Atualmente, eles estão no topo da tabela, o que lhes garantiria a promoção direta para a Premier League no final da temporada (os dois primeiros times são promovidos diretamente).

A fase é favorável ao Ipswich, mas o problema é que eles não vencem um clássico desde 2009, ou 12 jogos seguidos.