Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Leicester entra com processo judicial contra Premier League e Liga Inglesa de Futebol

AFP
Leicester se mostrou surpreso e decepcionado com decisão da Premier League
Leicester se mostrou surpreso e decepcionado com decisão da Premier LeagueAFP
O Leicester City abriu dois processos judiciais contra a Premier League e a Liga Inglesa de Futebol (EFL), informou o clube da Championship nesta sexta-feira (22), depois de ser encaminhado a uma comissão por supostas violações das regras de gastos.

O Leicester, que foi rebaixado da primeira divisão na última temporada, pode sofrer uma redução de pontos depois que a Premier League o encaminhou a uma comissão independente na quinta-feira (21).

A Premier League afirmou que o Leicester não apresentou suas contas financeiras auditadas, e o clube disse que estava "surpreso e decepcionado" com a decisão, pois não era mais um clube da primeira divisão.

"O Leicester City foi obrigado hoje a emitir dois processos legais urgentes contra a Premier League e a EFL", disse o clube em um comunicado.

"O Leicester buscará que cada um desses processos seja determinado por um painel jurídico apropriado e totalmente independente."

Siga a Championship pelo Flashscore

O Leicester também disse que a EFL emitiu uma notificação pública de que eles haviam sido colocados sob um embargo de registro de acordo com suas Regras de Lucro e Sustentabilidade (PSR).

"A EFL está ciente de que o Leicester contestou o direito da EFL de impor essa restrição, que é restritiva e prematura, com mais de um quarto do período de relatório 2023-24 do clube restante", acrescentou.

O Leicester registrou um prejuízo recorde do clube de 92,5 milhões de libras (US$ 116,53 milhões) na temporada 2021-22, enquanto registrou um prejuízo antes dos impostos de 33,1 milhões de libras no ano anterior.

Os clubes da Premier League podem gastar 105 milhões de libras em três temporadas. O Leicester ainda não tornou públicas suas contas da última temporada.

Premier League afirma que Leicester não apresentou contas auditadas
Premier League afirma que Leicester não apresentou contas auditadasAFP

Se for considerado culpado, o Leicester poderá se tornar o terceiro clube a sofrer uma dedução de pontos por violar as regras de gastos da Premier League, depois do Everton e do Nottingham Forest.

O Leicester foi campeão da Premier League em 2015-16, superando as grandes probabilidades de conquistar o título, e também venceu a FA Cup em 2021.

Mas o clube teve uma temporada ruim em 2022-23, terminando em 18º lugar e caindo para a segunda divisão.

A equipe de Enzo Maresca está bem posicionada para retornar à primeira divisão, empatada em pontos com o líder Leeds United, mas com um jogo a menos.