Argentina vai às quartas da Copa América em palco do quase adeus de Messi
Um duelo entre Argentina e Chile há oito anos poderia ter determinado um outro destino à seleção argentina, hoje tricampeã do mundo. No mesmo MetLife Stadium, em Nova Jersey, La Roja vencia pela segunda vez consecutiva a Albiceleste em uma final de Copa América.
Confira a tabela completa da Copa América no Flashscore
Uma disputa que se arrastou até a disputa de pênaltis após um 0 a 0 dramático e persistente. O Chile venceu na marca da cal por 4 a 2 e sagrou-se bicampeão da Copa América (2015 e 2016), com direito a Messi perdendo um dos pênaltis para a Argentina.
Após aquela partida, o camisa 10 desabou. A pressão era surreal e Messi não estava disposto a seguir carregando o fardo dos múltiplos insucessos da Albiceleste, dentre eles a perda do título da Copa do Mundo de 2014 para a Alemanha, no Maracanã.
Veja detalhes de Chile 0 x 1 Argentina
Ali Messi foi claro, não queria mais jogar pela Argentina. Um choque para toda a nação. Os jornais do país chegaram a pedir (ou quase implorar) para que o camisa 10 repensasse sua decisão. Mas foram dias de tensão. O craque removeu a ideia de sua mente e retornou. Um passo decisivo para que hoje a Argentina desfile pelos gramados mundiais com a terceira estrela de campeão do mundo no peito.
O troco de Messi
Oito anos depois, o camisa 10 retornou ao mesmo MetLife Stadium, em Nova Jersey, em outro momento. Ídolo, consagrado e idolatrado pela torcida argentina, que o elevou à condição de deus do futebol, no mesmo patamar de Maradona. E claro, a volta triunfal só poderia ter como desfecho uma vitória. O troco de Messi. O troco de uma Argentina que solidificou-se como uma das maiores potências atuais do futebol.
Foi a segunda vitória em dois jogos na Copa América pelo Grupo A do torneio. Obviamente, triunfos com certas nuances de perigo e com o 10 passando em branco. Mas a Argentina conseguiu se impor em ambos os compromissos e contou com um Lautaro iluminado para buscar a vaga.
Próximos jogos
No sábado, os dois times entram em campo pela última rodada da fase de classificação. A Argentina encara o desesperado Peru, com o Chile em disputa contra o Canadá, que sonha com a classificação. Os jogos acontecerão no sábado (29).