Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Canadá vence Venezuela nos pênaltis e vai enfrentar Argentina na semi da Copa América

Guilherme Bianchini
Atualizada
Canadá passou pela Venezuela nos pênaltis
Canadá passou pela Venezuela nos pênaltisAFP
O Canadá venceu a Venezuela nos pênaltis nesta sexta-feira (5), após 1 a 1 no tempo normal, no AT&T Stadium, em Dallas, e avançou às semifinais da Copa América. Os canadenses dominaram o primeiro tempo e abriram o placar com Jacob Shaffelburg, mas Salomón Rondón empatou na etapa final. O goleiro Crépeau brilhou com duas defesas nas penalidades.

A adversária do Canadá na semi é a Argentina, que eliminou o Equador na quinta (4), também nos pênaltis. O duelo que vale vaga na final está marcado para terça-feira (9), às 21h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Confira a tabela completa da Copa América

A Venezuela amargou a eliminação após 100% de aproveitamento na fase de grupos e deixou o torneio invicta. A Vinotinto segue sem título da Copa América e agora tem cinco edições seguidas sem alcançar as semifinais, desde 2011.

Crépeau brilha nos pênaltis

A disputa decisiva em Dallas foi uma batalha de pênaltis perdidos. Melhor para o goleiro Maxime Crépeau, que defendeu as cobranças de Savarino (4°) e Wilker Ángel (6°) e foi o herói da classificação canadense. Yangel Herrera (4°) também desperdiçou para a Venezuela, em chute para fora.

Defesa de Crépeau em pênalti de Ángel encaminhou vitória do Canadá
Defesa de Crépeau em pênalti de Ángel encaminhou vitória do CanadáAFP

Liam Millar isolou o segundo pênalti do Canadá e Stephen Eustáquio parou em Rafael Romo, mas Jonathan David, Moïse Bombito, Alphonso Davies e Ismaël Koné garantiram a vitória.

Canadá marca e abusa de perder chances

O Canadá teve muito a lamentar por fazer apenas um gol no tempo normal. A seleção norte-americana já havia perdido uma ótima chance antes de abrir o placar, aos 13 minutos, com Shaffelburg.

Na comemoração, o atacante exibiu a camisa de Tajon Buchanan, que sofreu uma fratura na tíbia da perna esquerda em um treino e está fora da Copa América.

Shaffelburg homenageou Buchanan após abrir o placar
Shaffelburg homenageou Buchanan após abrir o placarAFP

Os canadenses seguiram apavorando a Venezuela nos contra-ataques, sempre com muito espaço, e empilharam uma oportunidade atrás da outra. A falta de pontaria deixou a Vinotinto viva.

As estatísticas do duelo entre Venezuela e Canadá
As estatísticas do duelo entre Venezuela e CanadáOpta by Stats Perform

Gol absurdo de Rondón

O estilo de jogo das equipes e a fragilidade defensiva de ambas deixou o duelo muito aberto, com um contragolpe atrás do outro. Como retrato disso, o gol de empate da Venezuela começou em um escanteio para o Canadá.

Rondón empatou o jogo com um golaço da intermediária
Rondón empatou o jogo com um golaço da intermediáriaAFP

Aramburu deu um chutão para frente e deixou Rondón no mano a mano com Bombito. Na intermediária, o atacante ganhou do zagueiro no corpo, viu o goleiro Crépeau adiantado e acertou lindo chute por cobertura para deixar tudo igual. As duas seleções ainda perderam mais chances até o fim do tempo normal.

Veja todos os detalhes de Venezuela 1 (3) x (4) 1 Canadá