Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CBF vai pedir suspensão da equipe de arbitragem de Brasil x Colômbia

Josias Pereira
Árbitro Jesús Valenzuela é cercado por jogadores brasileiros após a partida contra a Colômbia
Árbitro Jesús Valenzuela é cercado por jogadores brasileiros após a partida contra a ColômbiaPATRICK T. FALLON/AFP
A CBF vai pedir que os árbitros envolvidos na partida entre Brasil e Colômbia nessa terça-feira (2), em Santa Clara, na Califórnia, sejam suspensos. A informação é do site Uol Esportes. O confronto, válido pelo encerramento da fase de grupos da Copa América, terminou empatado em 1 a 1 e a Seleção acabou classificando-se às quartas de final em segundo da chave e vai enfrentar um difícil jogo contra o Uruguai.

A CBF prepara um documento com os erros detectados durante o confronto entre Brasil e Colômbia, o principal deles foi admitido pela própria CONMEBOL, um pênalti sobre Vinicius Junior não assinalado pelo árbitro Jesús Valenzuela

Veja a tabela completa da Copa América no Flashscore 

Além de Valenzuela, fizeram parte da equipe de arbitragem no jogo dessa terça-feira os assistentes venezuelanos Jorge Urrego e Alberto Ponte, e o argentino Mauro Vigliano, responsável pelo VAR no confronto. 

A CBF, em documento, fará outros apontamentos em relação à condução do jogo pela equipe de arbitragem, citando critérios para aplicações de cartão e faltas marcadas. A reclamação da Confederação Brasileira também será repassada ao Comitê de Arbitragem da FIFA. 

No lance envolvendo Vinicius Junior, o VAR não recomendou que Valenzuela verificasse o lance com o auxílio do vídeo. O Brasil vencia por 1 a 0 e, pouco depois, tomou o gol de empate do autor do lance, o colombiano Daniel Muñoz. 

Veja abaixo a descrição do diálogo entre o VAR e o árbitro de Brasil x Colômbia

Árbitro: Toca a bola.

VAR: Possível penal. Toca a bola, ao que indica. Preciso ver se ele toca a bola. Sim, me dê outro (ângulo). Preciso ver se toca a bola. Siga um pouco (com a imagem). Dê-me o plano aberto em velocidade normal. Estamos checando, OK, Jesús (Valenzuela)? Quero ver se muda a direção da bola. Não tem outro (ângulo)? Eu não tenho. A (câmera) Main está por aí? Certo?

VAR: Jesús, espere, não reinicie (o jogo).

VAR: OK, me dê a (câmera) Cablecam. Certo. Não, (a imagem) me tapa o corpo. (Coloque a câmera) De trás do gol, desse lado. Aí vem a imagem. Preciso ver quando cruza a perna e como é o contato desde trás. (Quero a câmera) Atrás desse gol, atrás desse gol. Bom... Depois me dê outra vez (a câmera) de frente. Essa, certo. E me dê agora a (câmera) oposta, que é a que você havia dado. Dê-me a oposta a essa. Dê-me essa em velocidade normal. Ou melhor, em 75% (de velocidade). Sim, ele (Muñoz) belisca a bola, verdade?

(VAR Chama o árbitro)

VAR: Jesús, lance muito ajustado. Pode reiniciar (a partida). (Muñoz) Belisca a bola quando baixa o pé. E aí ele (Vinicius Jr.) dá impulso depois que se dá o contato.

(Árbitro chama jogadores para comunicar decisão)

Árbitro: OK. Primeiro (Muñoz) belisca a bola e logo há o contato (em Vinicius Jr.)

(Jogo é reiniciado com escanteio para o Brasil)