Conmebol diz que estádio em Miami não atendeu a recomendações para final da Copa América
"Para além das disposições previstas no contrato, a Conmebol recomendou a essas autoridades os procedimentos testados para eventos desta magnitude, que NÃO foram levados em consideração", declarou a confederação sul-americana.
O caos antes da final entre Argentina e Colômbia se deu por tentativas de invasão ao Hard Rock Stadium. O incidente atrasou o início da partida em 1h20 e levou a 27 prisões, além de 55 expulsões do estádio.
Leia o comunicado da Conmebol na íntegra:
"Parabéns aos finalistas da CONMEBOL Copa América 2024, Argentina e Colômbia, pela final de ontem.
Ontem chegou ao fim o torneio mais exigente da história, organizado pela CONMEBOL em conjunto com a Concacaf, que atingiu números recorde em termos de sedes, comparecimento, público e pessoal organizador, com mais de 42.000 colaboradores.
Como é sabido, na final disputada em Miami, torcedores sem ingresso foram para as imediações do estádio, o que atrasou o acesso normal dos que tinham ingresso, retardou a entrada e levou ao fechamento dos portões.
Diante dessa situação, a CONMEBOL ficou sujeita às decisões tomadas pelas autoridades do Hard Rock Stadium, de acordo com as responsabilidades contratuais estabelecidas para a operação de segurança.
Para além das disposições previstas no contrato, a CONMEBOL recomendou a essas autoridades os procedimentos testados para eventos desta magnitude, que NÃO foram levados em consideração.
Lamentamos que atos de violência cometidos por indivíduos mal-intencionados tenham manchado uma final que se destinava a ser uma grande festa do esporte."