Copa América 2024: Brasil pega Colômbia, Paraguai e rival da Concacaf; veja grupos
Cabeça de chave, a Seleção Brasileira está no Grupo D e vai realizar seus jogos na costa oeste dos Estados Unidos, em três estádios: SoFi Stadium (Inglewood, Califórnia), Allegiant Stadium (Las Vegas, Nevada) e Levi’s Stadium (Santa Clara, Califórnia).
Os adversários da Seleção serão Colômbia, Paraguai e uma seleção que sairá da repescagem da Liga das Nações da Concacaf. A estreia do time verde e amarelo será no dia 24 de junho, contra Honduras ou Costa Rica, em Inglewood, na Califórnia.
Grupo A: Argentina, Peru, Chile e Concacaf 5 (Canadá ou Trinidad e Tobago).
Grupo B: México, Equador, Venezuela e Jamaica.
Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá e Bolívia.
Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai e Concacaf 6 (Honduras ou Costa Rica).
A abertura da Copa América 2024 acontecerá no dia 20 de junho, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta. A final será disputada no dia 14 de julho no Hard Rock Stadium, em Miami.
Caminho do Brasil
Caso termine em primeiro lugar do Grupo D, o Brasil jogará as quartas de final no State Farm Stadium, em Glendale, no Arizona. Caso passe em segundo, o Brasil jogará novamente no Allegiant Stadium, em Las Vegas.
Seguindo para as semifinais e final da Copa América 2024, o Brasil jogará na Carolina do Norte e na Flórida:
Semifinal (10/7) – Bank of America Stadium (Charlotte, NC)
Final (14/7) – Hard Rock Stadium (Miami, FL)
Um Brasil x Argentina só será possível em uma final ou na disputa de terceiro lugar.
Regulamento
A Copa América terá 16 participantes, os dez filiados à Conmebol e outros seis da Concacaf, que serão definidos pela Liga das Nações da Concacaf. Os quatro semifinalistas, EUA, México, Panamá e Jamaica, garantiram as vagas, enquanto Canadá, Honduras, Trinidad e Tobago e Costa Rica lutam pelas duas vagas restantes.
Seleções que ainda vão se classificar à Copa América
A repescagem da Liga das Nações da Concacaf, marcada para março do ano que vem, definirá os últimos classificados à Copa América. Canadá, Honduras, Trinidad e Tobago e Costa Rica, eliminados nas quartas de final do torneio regional, se enfrentarão pelas duas vagas restantes.
Brasil chega pressionado e com dúvidas sobre Ancelotti
A Seleção Brasileira vai em busca do 10º título de Copa América da sua história e chega ao torneio pressionada com os recentes resultados, especialmente nas Eliminatórias Sul-Americanas, onde o time verde e amarelo aparece na sexta posição, com sete pontos.
Resta saber, acima de tudo, quem será o técnico da Seleção Brasileira no torneio. A destituição de Ednaldo Rodrigues do comando da CBF coloca em xeque o acordo aventado pelo então dirigente com o técnico Carlo Ancelotti. O comandante do Real Madrid jamais confirmou o acerto.
Copa América abriu caminho para a Argentina
A atual campeã da Copa América é a Argentina, que derrotou o Brasil na última edição do torneio, em pleno Maracanã, encerrando uma seca de 28 anos sem títulos e abrindo caminho para a conquista da Copa do Mundo três anos depois, no Catar.