Martínez salva Messi, Argentina bate Equador nos pênaltis e vai às semis da Copa América
A Argentina, atual campeã do torneio continental, não foi brilhante, mas o time abriu o placar na primeira etapa com Lisandro Martínez, seu primeiro gol pela Albiceleste. Um castigo para o Equador, que teve oportunidades de inaugurar o marcador em Houston.
Confira a tabela completa da Copa América no Flashscore
A Argentina perdeu bastante em intensidade no segundo tempo e ainda contou com a sorte. La Tri teve a chance de empatar em pênalti após toque de mão de De Paul dentro da área.
Enner Valencia, maior artilheiro da história da seleção de seu país, até conseguiu deslocar Martínez, mas a bola caprichosamente bateu no pé da trave direita. Desapontamento absoluto do camisa 13, que ainda deixou o gramado no decorrer do segundo tempo.
No tudo ou nada, o empate
Só que o Equador, que já vinha flertando com a possibilidade de deixar tudo igual, surpreendeu os hermanos na base do abafa. Nos acréscimos, Kevin Rodríguez desviou de cabeça e a bola encontrou as redes de Dibu.
Veja detalhes de Argentina 1 (4) x 1 (2) Equador
O lance gerou bastante tensão, uma vez que foi analisado pelo VAR. Caicedo fechava no segundo pau e existia a possiblidade do atleta ter atrapalhado o goleiro argentina na hora da tentativa de defesa. Após cerca de três minutos, o gol foi confirmado e o jogo prosseguiu para a disputa de pênaltis.
É preciso salientar que nas quartas de final e semifinais da Copa América não existe prorrogação. Se o jogo terminar empatado, a disputa vai direto para os pênaltis. Foi o que aconteceu em Houston.
Dibu Martínez salva erro de Messi
Na marca da cal, Messi iniciou a disputa batendo de cavadinha e mandou a bola no travessão. Mas o camisa 10 acabou sendo salvo por Dibu Martínez.
O goleiro argentino confirmou sua fama de pegador de pênaltis e defendeu duas cobranças, sendo vital na classificação. No fim, Otamendí converteu o pênalti decisivo e colocou a Albiceleste nas semifinais.
Não foi dessa vez
O Equador, que contra a Jamaica voltou a vencer uma partida de Copa América após oito anos, ficou pelo caminho mais uma vez no certame. A seleção equatoriana jamais conquistou o torneio continental.
La Tri não vence um adversário sul-americano em Copas América há 23 anos. Todas as três vitórias registradas nos últimos anos foram contra seleções da Concacaf, como o caso da Jamaica.
Próximo compromisso
A Argentina enfrentará o vencedor de Venezuela ou Colômbia na próxima terça-feira (9), às 21h (de Brasília). A primeira semifinal da Copa América será disputada no MetLife Stadium, em Nova Jersey, estádio onde os hermanos venceram o Chile por 1 a 0 na fase de grupos.