Messi apaga 37 velas: seu último aniversário em uma Copa América

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Messi apaga 37 velas: seu último aniversário em uma Copa América

Messi comemora 37 anos nesta segunda-feira
Messi comemora 37 anos nesta segunda-feiraProfimedia
Lionel Messi comemora seu 37º aniversário nesta segunda-feira (24), passando mais um "feliz aniversário" imerso em uma Copa América.

Não se trata apenas de mais um aniversário para o capitão da Argentina. É um dia perfeito para relembrar sua última Copa América, a sétima de sua carreira e os inúmeros feitos que definiram a carreira de um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Das ruas de sua cidade natal, Rosário, aos estádios mais icônicos do mundo, Messi deixou uma marca indelével nos livros de futebol e na memória de milhões de torcedores.

Campeão mundial em 2022 e campeão da América em 2021, campeão olímpico em Pequim 2008, oito Bolas de Ouro e três prêmios FIFA The Best. Duas Bola de Ouro (2014 e 2022) como melhor jogador de uma Copa do Mundo e duas vezes melhor jogador do ano da Copa América (2015 e 2021).

Confira a tabela completa da Copa América

Messi foi seis vezes artilheiro da Liga dos Campeões e duas vezes melhor jogador da Europa. Ele também ganhou um Prêmio Laureus (2019). No total, 57 prêmios individuais que falam de sua vida e trabalho.

"Tive a sorte de ter conquistado tudo em minha carreira (...) Meu maior prêmio foi a Copa do Mundo. Muitos torcedores do mundo inteiro queriam que a Argentina fosse campeã, em parte por minha causa. Não tenho mais nada a conquistar, já ganhei tudo", diz Messi, o Rei Midas do futebol.

"Feliz aniversário, capitão!"

O mundo reagiu rapidamente ao seu aniversário, e as redes sociais se encheram de inúmeras mensagens, fotos e vídeos em homenagem ao melhor jogador de futebol das últimas décadas. As hashtags #messibirthday e #cumplemessi foram o que mais se viu na Internet.

"A Associação de Futebol Argentino (AFA) publicou em suas redes sociais, acompanhando o post com várias fotografias dos momentos mais memoráveis de Messi como jogador da Albiceleste, dizendo: "Mais um ano comemorando com o azul e branco, feliz aniversário, capitão!

A FIFA, por sua vez, destacou em suas contas online a frase "Um jogo de 37 anos e 5 Copas do Mundo" e ilustrou as publicações com vídeos de jogadas de Messi nas Copas do Mundo da Alemanha-2006, África do Sul-2010, Brasil-2014, Rússia-2018 e Catar-2022.

"Gostaria de desejar um aniversário muito feliz a Lionel Messi, capitão da equipe vencedora da Copa do Mundo da e um jogador incrível", escreveu o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

"Você é alguém que faz o mundo sonhar com sua grandeza. Continue fazendo isso para sempre e inspirando todos a jogar e desfrutar do nosso belo jogo. Aproveite este dia especial e nos vemos em breve", concluiu o chefe do futebol.

A Conmebol também se juntou às comemorações e escreveu em suas redes: "FELIZ ANIVERSÁRIO 10! Ídolo da Argentina e referência mundial, viva Lionel Messi!

Passagem mais marcante da carreira de Messi aconteceu no Barcelona
Passagem mais marcante da carreira de Messi aconteceu no BarcelonaAFP

Recordes e mais recordes

Em meio à Copa América EUA-2024, Messi se tornou o jogador com mais partidas na história do torneio continental ao atingir a marca de 35 duelos na estreia contra o Canadá.

O camisa 10 dividia essa honra com o goleiro chileno Sergio Livingstone (34 partidas) desde a final da Copa América no Brasil-2021, quando a Albiceleste se sagrou campeã.

A Copa América também pode presentear o astro argentino com mais dois recordes: tornar-se o maior artilheiro da história da Copa América e o primeiro jogador a vencer dois torneios consecutivos como capitão.

Zizinho, do Brasil, e Norberto Mendez, da Argentina, dividem o recorde de artilheiros da história da Copa América, com 17 gols cada. Messi, com 13, precisa de quatro gols para empatar com eles e cinco para estabelecer um novo recorde.