Messi desencanta, Argentina vence Canadá e avança à final da Copa América
Pela 30ª vez em sua história, a Argentina disputará uma final de Copa América. A Albiceleste luta pelo bicampeonato consecutivo e a 16ª taça do torneio, ultrapassando o Uruguai, que pode ser o adversário na final do próximo domingo (14), em Miami.
Confira a tabela da Copa América no Flashscore
A Celeste Olímpica joga contra a Colômbia nesta quarta-feira (10), às 21h (de Brasília), em Charlotte, pela outra semifinal da Copa América.
O Canadá pode não ter chegado à final, mas já fez história. Logo em sua primeira participação na Copa América, os Canucks chegaram à semifinal e tornaram-se a quarta seleção da Concacaf a atingir essa fase do torneio, igualando México, Estados Unidos e Honduras. Além disso, o time ainda terá mais um jogo e pode finalizar a disputa em terceiro lugar.
O Canadá segue ainda sem vencer uma seleção campeã do mundo em sua história.
Veja detalhes de Argentina 2 x 0 Canadá
Canadá em cima, mas a qualidade argentina prevalece
O Canadá tinha um sonho. E durante parte do primeiro tempo, especialmente no início do confronto, chegou a assustar a defesa com boas jogadas tramadas por Jonathan David, Alphonso Davies e Shaffelburg, esse último com uma finalização cruzada que passou com perigo pela área argentina.
Mas, pouco a pouco, a Argentina impôs sua qualidade técnica superior, colocou a bola no chão e buscou as melhores opções. Mac Allister e Messi vinham encontrando dificuldades pelo centro do campo, mas De Paul resolveu aparecer com um lançamento primoroso para colocar Julián Álvarez cara a cara com o goleiro Crépeau.
O camisa 9 argentino ainda bateu a marcação canadense e chutou por entre as pernas do arqueiro. Foi o segundo gol de Julián Álvarez na Copa América, o segundo sobre o Canadá. O atacante havia perdido a vaga de titular para Lautaro Martínez, artilheiro do certame. Mas, frente ao Canadá, a opção de Scaloni foi pela entrada do jogador do Manchester City.
E, enfim, o gol de Messi
O certo é que depois do gol marcado pela Argentina, o Canadá desmontou e não atacou mais a Albiceleste com tanto perigo. Controlando a partida, os hermanos ampliaram a liderança na etapa final com ele, Lionel Messi. O camisa 10 marcou em sua sexta edição diferente de Copa América, chegando ao 14º tento no torneio continental.
Logo aos seis minutos da etapa final, em uma jogada bastante tumultuada na área canadense, Enzo Fernández ficou com a sobra no centro do gol e finalizou. Messi estava no meio do caminho e desviou.
O leve toque do camisa 10 foi suficiente para vencer Crépeau, que nada pôde fazer. O lance ainda passou pela revisão do VAR, já que existia a possibilidade de um impedimento. O gol, todavia, foi confirmado, sacramentando a classificação argentina à final.
O Canadá até ensaiou uma certa pressão nos minutos finais e obrigou Dibu Martínez a fazer uma defesa espetacular com os pés. Mas o placar manteve-se em 2 a 0 para os argentinos.
Próximos desafios
A Argentina enfrenta o vencedor de Colômbia e Uruguai no próximo domingo (14), às 21h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami. O Canadá disputará o terceiro lugar um dia antes, no sábado (13), em Charlotte, às 21h.