Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Messi na história, críticas ao gramado e mensagem de fé: Top 5 do dia 1 da Copa América

Josias Pereira
Argentinos e canadenses perfilados antes de a bola rolar em Atlanta
Argentinos e canadenses perfilados antes de a bola rolar em AtlantaAFP
Começou nesta quinta-feira (20) a 48ª edição da Copa América. Na partida inaugural do torneio, a Argentina venceu o Canadá por 2 a 0 e iniciou com o pé direito sua caminhada em busca do bicampeonato consecutivo e do 16º título continental de sua história. E foi uma abertura de competição movimentada.

Pode ter acontecido apenas uma partida, mas vários foram os destaques. Elencamos os recordes estabelecidos por Messi em mais uma noite histórica, além das críticas ao gramado que marcaram o duelo entre Argentina e Canadá em Atlanta, e também uma mensagem de fé para abençoar a competição em solo americano. 

Abaixo, listamos o que de mais interessante aconteceu neste dia 1 da Copa América. Confira. 

1) Messi, o recordista 

Messi segue reescrevendo capítulos na história do futebol
Messi segue reescrevendo capítulos na história do futebolAFP

Faltou apenas um golzinho para a noite de Messi ser ainda mais especial. Ele se tornou o jogador que mais vezes disputou a Copa América, com sete participações, além do atleta com mais jogos na história do torneio continental. São 35 partidas contra 34 do ex-goleiro chileno Sergio Livingstone. Messi é uma lenda viva do futebol. 

2) Atrasos e críticas ao gramado

A partida no luxuoso Mercedez-Bens Stadium também foi marcada por atrasos. Os organizadores parecem não ter calculado muito bem o tempo da cerimônia de abertura e o jogo começou com pouco mais de cinco minutos de atraso. Para completar, a Argentina resolveu estender o tempo no vestiário. Dos tradicionais 15, a paralisação entre um tempo e outro passou para 20 minutos. Resta saber se a CONMEBOL vai advertir os argentinos. 

E a seleção campeã do mundo também não perdoou a qualidade do gramado do Mercedes-Benz Stadium. A grama foi recentemente modificada de sintética para natural e algumas imperfeições foram captadas pelos jogadores. Dibu Martínez, por exemplo, disse que colocaram placas em algumas partes do campo e os jogadores pareciam pular sobre elas. 

O técnico Lionel Scaloni também "puxou a orelha" da CONMEBOL pelo fato do gramado ter sido trocado faltando poucos dias para o início do torneio. Segundo o treinador, não era um campo de jogo adequado para o nível do espetáculo. 

3) Mensagem de fé?

A CONMEBOL promoveu uma bonita festa para marcar a abertura da Copa América, inclusive com a presença do cantor colombiano Feid, disparadíssimo no cenário musical latino e que cantou, por incrível que pareça, apenas uma música (!).

Mas o cerimonial do torneio chamou atenção por contar com uma mensagem religiosa, pedindo as bençãos de Deus e Jesus entre os povos das Américas e proteção aos atletas. O conteúdo recebeu algumas críticas, recordando ainda que a FIFA proíbe manifestações religiosas em suas competições. 

4) E vence Scaloni

Pela primeira vez em estreias de competições principais com a seleção argentina, o técnico Lionel Scaloni conquistou uma vitória.

Scaloni durante a vitória da Argentina sobre o Canadá
Scaloni durante a vitória da Argentina sobre o CanadáAFP

Quem não se lembra da última Copa do Mundo, quando a Argentina foi derrotada de forma surpreendente pela Arábia Saudita? Dessa vez não teve zebra. Mas será que pode significar um final sem sucesso dos hermanos? 

5) O personagem Crepeau

Messi não passou por Crepeau no Mercedes-Benz Stadium
Messi não passou por Crepeau no Mercedes-Benz StadiumAFP

O goleiro canadense Maxime Crepeau impediu o que poderia ser um placar mais elástico da Argentina em Atlanta. Ele executou diversas defesas, parando inclusive Lionel Messi e Di María, além de mostrar que tem mais sorte que juízo na saída de bola com os pés. Uma partida marcante do goleiro do Portland Timbers, da MLS.