Copa América: Uruguai bate EUA e elimina donos da casa na fase de grupos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Uruguai bate EUA e elimina donos da casa na fase de grupos da Copa América

O Uruguai eliminou os EUA e terminou a fase de grupos com 100% de aproveitamento
O Uruguai eliminou os EUA e terminou a fase de grupos com 100% de aproveitamentoAFP
O Uruguai venceu os Estados Unidos por 1 a 0 nesta segunda-feira (1º), pela última rodada do Grupo C da Copa América, em Kansas City. A seleção anfitriã precisava da vitória para avançar, mas não foi páreo para o líder da chave. Mathías Olivera fez o gol da vitória uruguaia e da eliminação dos anfitriões.

A seleção uruguaia fechou a fase de grupos com 100% de aproveitamento e se credenciou como uma das favoritas ao título. A última vez que a Celeste conquistou a taça continental foi em 2011, na Argentina.

Veja a tabela completa da Copa América

Nas quartas de final, o Uruguai enfrenta o 2º colocado do Grupo D (Colômbia, Brasil ou Costa Rica), no sábado (6), às 22h (horário de Brasília).

Os Estados Unidos estabeleceram uma marca negativa e se tornaram os primeiros anfitriões a caírem na fase de grupos na história da competição. A derrota surpreendente para o Panamá custou caro, e a seleção da casa terminou com desvantagem de três pontos para os centro-americanos.

 A melhor campanha dos EUA na Copa América segue sendo o 4º lugar, em 1995 e 2016.

A classificação final do Grupo C da Copa América
A classificação final do Grupo C da Copa AméricaFlashscore

Muita luta e pouco futebol

O jogo decisivo do Grupo C foi muito brigado e com diversas interrupções por lesões e reclamações. O duelo foi tão truncado que praticamente não houve grandes chances até o intervalo.

As estatísticas de Estados Unidos 0x1 Uruguai
As estatísticas de Estados Unidos 0x1 UruguaiOpta by StatsPerform

Os momentos de destaque foram, infelizmente, as contusões do uruguaio Maxi Araújo e do norte-americano Folarin Balogun. O primeiro sofreu um choque de cabeça e deixou o gramado com suspeita de concussão; o segundo também foi substituído com uma possível lesão.

Estados Unidos e Uruguai fizeram um jogo duro em Kansas City
Estados Unidos e Uruguai fizeram um jogo duro em Kansas CityAFP

Precisando do resultado para avançar, os EUA não pressionaram o Uruguai em nenhum momento, sequer no segundo tempo. Quando a Bolívia deixou tudo igual contra o Panamá em Orlando e colocou os norte-americanos em posição de classificação, eles acabaram sofrendo o gol no lance seguinte: Mathías Olivera aproveitou rebote de cabeceio e fez o gol da partida.

Christian Pulisic não conseguiu fazer os EUA jogarem
Christian Pulisic não conseguiu fazer os EUA jogaremAFP

Muito mal, os Estados Unidos ficaram mais próximos de levar outro gol que de chegar ao empate. O resultado foi o maior vexame de um anfitrião na história do torneio.

Veja todos os detalhes de Estados Unidos 0x1 Uruguai