Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Colômbia se segura com um a menos, vence Uruguai e vai à final da Copa América

Atualizada
Colômbia está na final da Copa América após 23 anos
Colômbia está na final da Copa América após 23 anosProfimedia
A Colômbia venceu o Uruguai por 1 a 0 nesta quarta-feira (10), no Bank of America Stadium, em Charlotte, e avançou à final da Copa América. O gol saiu no primeiro tempo, com Jefferson Lerma, em mais uma assistência de James Rodríguez. Os colombianos aguentaram a etapa final inteira com um a menos, pois Daniel Muñoz foi expulso antes do intervalo.

Esta é a primeira final de Copa América da Colômbia desde 2001, quando foi campeã em casa — único título. A decisão será contra a Argentina, no domingo (14), às 21h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami. Os Cafeteros chegam embalados pelos 28 jogos de invencibilidade (22V).

Confira a tabela completa da Copa América

O Uruguai segue sem alcançar a final desde sua última conquista, em 2011. Dona de 15 títulos, a Celeste corre o risco de ver a Argentina se isolar como maior campeã continental. Como prêmio de consolação, a seleção de Marcelo Bielsa fará a disputa de 3º lugar contra o Canadá, no sábado (13), às 21h.

Dos pés de James

O gol da Colômbia não poderia ter saído de outra forma: com assistência de James Rodríguez. O garçom da Copa América bateu escanteio na cabeça de Lerma, aos 39 minutos, e encaminhou a classificação para a final. Esse foi o sexto passe para gol de James, líder absoluto no quesito.

James tem seis assistências na Copa América 2024
James tem seis assistências na Copa América 2024AFP

O gol premiou o bom primeiro tempo dos colombianos, superiores em campo. O Uruguai teve ótimas chances com Darwin Núñez, que estava com a pontaria descalibrada.

Expulsão e pressão

Apesar da vantagem, a Colômbia foi para o intervalo preocupada. Já aos 46, Daniel Muñoz acertou uma cotovelada em Ugarte, levou o segundo amarelo e foi expulso. O cartão ditou o ritmo de toda a etapa final, que foi de muita pressão dos uruguaios e resistência dos colombianos.

As estatísticas da vitória da Colômbia sobre o Uruguai
As estatísticas da vitória da Colômbia sobre o UruguaiOpta by Stats Perform

A Colômbia provou que sabe se defender bem e ainda contou com a sorte. Na melhor chance do Uruguai, aos 26, Luis Suárez recebeu livre na área e carimbou a trave. Os Cafeteros só passaram sufoco até o apito final porque Mateus Uribe desperdiçou duas oportunidades incríveis nos últimos instantes.

Selvageria no fim

O apito final desencadeou o caos no Bank of America Stadium. A confusão começou entre os jogadores em campo e foi parar nas arquibancadas. Alguns atletas uruguaios se dirigiram até o público, e Darwin Núñez chegou a agredir um torcedor colombiano com socos. Saiba mais.

Darwin Núñez trocou socos com torcedores da Colômbia
Darwin Núñez trocou socos com torcedores da ColômbiaProfimedia

Veja todos os detalhes de Uruguai 0x1 Colômbia