De Son a Mitoma: cinco jogadores a serem observados na Copa da Ásia de 2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

De Son a Mitoma: cinco jogadores a serem observados na Copa da Ásia de 2024

Son Heung-min vai liderar a Coreia do Sul na Copa da Ásia
Son Heung-min vai liderar a Coreia do Sul na Copa da ÁsiaAFP
A Copa da Ásia começa nesta sexta-feira (12) no Catar, o início de um torneio de um mês que reúne 24 equipes e as maiores estrelas da região.

A AFP Sport seleciona cinco jogadores a serem observados:

Son Heung-min (Coreia do Sul)

Son Heung-min, da Coreia do Sul
Son Heung-min, da Coreia do SulAFP

O que mais pode ser dito sobre o capitão da Coreia do Sul e do Tottenham Hotspur? O jogador de 31 anos é um dos melhores atacantes da Premier League e tem sido consistentemente o melhor jogador da Ásia nos últimos cinco anos.

Ele teve uma temporada abaixo do esperado no ano passado com um time pobre do Tottenham, mas, assim como a equipe como um todo, foi revigorado pelo novo técnico do Spurs, Ange Postecoglou, que o nomeou capitão.

 

Os números do melhor jogador asiático da atualidade
Os números do melhor jogador asiático da atualidadeFlashscore

Son também parece gostar de jogar sob o comando do lendário atacante alemão Jurgen Klinsmann em seu país. Ele marcou dois gols e deu uma assistência em uma impressionante vitória por 3 a 0 na China nas eliminatórias para a Copa do Mundo em novembro.

Ele espera retornar ao Catar e compensar a difícil Copa do Mundo de 2022 para seus padrões - ele não marcou gols em quatro partidas e foi claramente afetado por ter de usar uma máscara devido a uma fratura na órbita ocular.

Kaoru Mitoma (Japão)

Kaoru Mitoma, do Japão
Kaoru Mitoma, do JapãoAFP

O ponta era praticamente um desconhecido para o mundo do futebol até apresentar uma série de atuações impressionantes na última temporada pelo Brighton na Premier League. Chegando relativamente tarde ao futebol de elite, o ex-estudante universitário de 26 anos chegou ao Brighton em 2021, vindo do Kawasaki Frontale, mas depois foi emprestado ao Union Saint-Gilloise, da Bélgica.

Mitoma retornou ao Brighton no meio de 2022 e encontrou seu lugar no futebol inglês, marcando 13 gols e registrando 14 assistências em 65 partidas pelo clube. Ele fez sua estreia pelo Japão há pouco mais de dois anos e disputou 18 partidas, marcando sete gols, mas vai para a Copa da Ásia com uma lesão no tornozelo.

Os números de Kaoru Mitoma nas últimas temporadas
Os números de Kaoru Mitoma nas últimas temporadasFlashscore

O técnico do Japão, Hajime Moriyasu, disse na convocação que Mitoma deveria estar pronto "no início do torneio", mas parece que ele perderá pelo menos um jogo.

Kim Min-Jae (Coreia do Sul)

Kim Min-jae (esq.), da Coreia do Sul
Kim Min-jae (esq.), da Coreia do SulProfimedia

Conhecido como "Monstro" devido ao seu físico imponente, o jogador do Bayern de Munique é um dos melhores zagueiros da atualidade e um dos pilares da retaguarda sul-coreana.

O jogador de 27 anos teve uma carreira variada, começando na K League antes de se transferir para a China e depois para a Turquia. Kim trocou o Fenerbahçe pelo Napoli em 2022 e se tornou um jogador importante e favorito dos torcedores na campanha do título da Serie A.

Kim Min-Jae joga no Bayern de Munique
Kim Min-Jae joga no Bayern de MuniqueFlashscore

Depois de uma temporada na Itália, Kim foi transferido novamente, desta vez para o Bayern de Munique, em julho de 2023, por 50 milhões de euros (R$ 267 milhões). Atualmente, é titular dos atuais campeões alemães.

Salem Al Dawsari (Arábia Saudita)

Salem Al Dawsari, da Arábia Saudita
Salem Al Dawsari, da Arábia SauditaAFP

Dawsari terá boas lembranças do Catar depois de marcar um dos gols mais bonitos da Copa do Mundo de 2022. O atacante, que foi eleito o melhor jogador do ano pela Confederação Asiática de Futebol em novembro, fez um golaço com o pé direito quando a Arábia Saudita surpreendeu a futura campeã Argentina por 2 a 1.

O jogador de 32 anos é há muito tempo um dos melhores jogadores da Ásia e um dos destaques do Al Hilal, o maior time da Arábia Saudita. Ele também fez uma partida memorável pelo Villarreal durante um empréstimo em 2018, ajudando seu time a se recuperar de dois gols de desvantagem para empatar em 2 a 2 com o Real Madrid.

Salem Al Dawsari é um dos grandes jogadores da Liga Saudita
Salem Al Dawsari é um dos grandes jogadores da Liga SauditaFlashscore

Em um jogo da Liga dos Campeões da Ásia contra o Navbahor, do Uzbequistão, em novembro, ele perdeu dois pênaltis - antes de selar a vitória por 2 a 0 com um belo chute.

Mehdi Taremi (Irã)

Mehdi Taremi, do Irã
Mehdi Taremi, do IrãReuters

O Irã não vence a Copa Asiática desde 1976, mas a presença do atacante do Porto, Taremi, dá a eles a melhor chance de acabar com essa seca. O jogador de 31 anos marcou gols aos montes desde que chegou ao time português em 2020 e também tem um histórico ótimo pelo seu país, com uma média de um gol a cada dois jogos.

Taremi nem sempre foi um jogador fácil para os técnicos lidarem - ele foi suspenso por dois jogos em 2022 por criticar o então técnico do Irã, Dragan Skocic. Mas sua qualidade é inquestionável e é provável que ele forme uma parceria de ataque afiada com o atacante da Roma, Sardar Azmoun.

Taremi é um dos principais jogadores do Porto
Taremi é um dos principais jogadores do PortoFlashscore

Taremi esteve perto de assinar com o Milan em 2023 e uma Copa da Ásia forte pode colocá-lo de volta na vitrine.