Japão vence o Vietnã em jogo de seis gols na sua estreia da Copa da Ásia
O Japão, tetracampeão do torneio, que venceu a Copa Asiática pela última vez em 2011, ficou chocado quando o Vietnã abriu uma vantagem de 2 a 1, antes que os Samurais Azuis reduzissem o tamanho de seus adversários do sudeste asiático com dois gols antes do intervalo.
"Sei que as pessoas no Japão queriam ver um jogo em que superássemos nossos adversários com grande poder, mas os jogos de estreia são sempre difíceis e foi isso que vimos hoje", disse o técnico do Japão, Hajime Moriyasu, aos repórteres.
"Quando perdemos a liderança no primeiro tempo, os jogadores estavam muito calmos, sabiam que tinham os 90 minutos para jogar pela vitória. Eles conseguiram fazer isso no final do primeiro tempo."
A resistência inicial do Vietnã no início do jogo durou apenas 10 minutos antes de o Japão marcar, com Minamino no lugar e na hora certa para aproveitar um rebote e levá-lo para a rede em meio a uma multidão de jogadores.
Mas o Vietnã surpreendeu o Japão com um gol de empate cinco minutos depois. Após um escanteio, Nguyen Dinh Bac anotou de cabeça.
Com o jogo se abrindo e com as duas equipes criando chances, foi o Vietnã quem assumiu a liderança em outra jogada de bola parada. Bui Hoang Anh cabeceou, antes do goleiro japonês Zion Suzuki dar o rebote. Pham Tuan Hai foi oportunista para colocar seu time em vantagem.
Comemorações alucinantes
O gol provocou uma comemoração selvagem, e o técnico do Vietnã, Philippe Troussier, que não é estranho ao Japão, já que levou o país ao título em 2000, permitiu-se um sorriso irônico quando o placar estava em 2 a 1.
Mas a vantagem também não durou muito, pois Minamino marcou novamente antes do intervalo, depois de ser lançado na área pelo capitão Wataru Endo.
Siga a Copa da Ásia pelo Flashscore
O Japão recuperou sua urgência e rapidamente restaurou a liderança pouco antes de ir para o intervalo, quando Keito Nakamura marcou um gol fantástico da entrada da área.
O gol tirou o ânimo do Vietnã, que não conseguiu atacar no segundo tempo.
O Japão então colocou o jogo fora de alcance quando Ayase Ueda marcou o quarto gol aos 40 minutos antes de encerrar a partida, selando os três pontos para a equipe de Moriyasu. Troussier disse que estava "satisfeito" com o resultado, apesar da derrota.
"Não é um jogo de mata-mata. A competição ainda não terminou para nós ou para o Japão", disse ele.
"Hoje não recebemos nenhum cartão amarelo, nenhum cartão vermelho e marcamos dois gols. Prefiro perder por 4 a 2 do que por 2 a 0."
O Japão volta a jogar na sexta-feira (19) contra o Iraque. No mesmo dia, o Vietnã encara a Indonésia.