Flamengo vence Atlético-MG na Arena MRV e conquista o penta da Copa do Brasil
Este é o segundo título do Flamengo nas últimas três edições da Copa do Brasil. Com cinco taças no total, o Rubro-Negro se igualou ao Grêmio como segundo maior campeão do torneio, atrás apenas do Cruzeiro (6).
Veja todos os detalhes de Atlético-MG x Flamengo
A conquista também garantiu a vaga do Flamengo na fase de grupos da Libertadores 2025. A equipe vai disputar o torneio continental pela nona vez consecutiva, ampliando o próprio recorde.
O Atlético-MG ficou com o vice da Copa do Brasil pela segunda vez e perdeu a chance de se tornar tricampeão. As atenções se voltam para a final da Libertadores, em 30 de novembro, contra o Botafogo, no Monumental de Núñez.
Antes, Fla e Galo voltam a se enfrentar na quarta-feira (13), às 20h, no Maracanã. Os finalistas da Copa do Brasil vão se reencontrar para o fechamento da 33ª rodada do Brasileirão.
A primeira de Filipe Luís
Com apenas nove jogos no comando, Filipe Luís já tem seu primeiro título como técnico de um time profissional. O ex-lateral assumiu o Flamengo apenas na semifinal da Copa do Brasil, mas deu grande parcela de contribuição para a conquista.
Filipe sucedeu Tite no cargo com o time desacreditado, após eliminação na Libertadores e campanha frustrante no Brasileirão. O treinador novato recuperou a confiança rubro-negra com uma ótima atuação em sua estreia, na semifinal diante do Corinthians, e segurou a vantagem com um a menos em Itaquera.
Em pouco tempo, Filipe Luís implementou um estilo de jogo ofensivo e ampliou o repertório do Flamengo contra defesas fechadas. A evolução foi coroada pelo ótimo desempenho na primeira partida da final contra o Atlético-MG, no Maracanã, que encaminhou o título.
Herói improvável
Sacado do time titular para o retorno de Erick Pulgar, Gonzalo Plata entrou no segundo tempo e fez o gol do quinto título do Flamengo na Copa do Brasil. O placar de 1 a 0 fez jus a um ótimo segundo tempo do Rubro-Negro, que não se acomodou com a vantagem e criou várias chances claras até marcar, aos 38 minutos.
O gol só demorou a sair porque Everson fez grandes defesas e foi o melhor do Atlético-MG em campo. O primeiro tempo foi mais equilibrado, com oportunidades para os dois lados. Rossi quase entregou o ouro para Paulinho na principal oportunidade do Galo, mas se recuperou e evitou o pior.
Redenção e adeus de Gabigol
Logo após a decisão, Gabigol anunciou que não fica no Flamengo para 2025. Em fim de contrato, o atacante conquistou seu 13º título com a camisa rubro-negra e igualou o recorde histórico do clube, assim como Arrascaeta e Bruno Henrique. O trio se juntou às lendas Zico e Júnior.
Gabigol viveu seu pior ano desde a chegada ao Fla, mas se redimiu com os dois gols no jogo de ida da final da Copa do Brasil, que encaminharam o título. O ídolo deixou para trás a suspensão por tentativa de fraude em exame antidoping e o "período horrível" durante a passagem de Tite, segundo as próprias palavras.
Confusão após gol
O gol de Gonzalo Plata desencadeou o caos na Arena MRV. Torcedores do Atlético-MG atiraram bombas e outros objetos no gramado, e a situação rapidamente escalou para uma confusão generalizada. Os incidentes paralisaram o jogo por cerca de cinco minutos. Saiba mais.