Efetivado, Filipe Luís assume Flamengo: "Vou tomar decisões que vão incomodar alguns"
Será, sem dúvidas, o maior desafio da carreira do ainda recém-treinador. As únicas experiências de Filipe Luís na função foram exatamente na base rubro-negra, quando comandou as equipes Sub-17 e Sub-20.
Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore
O que pode pesar a favor do ex-lateral é o fato de ter convivido com alguns dos jogadores que estão no time principal. Filipe Luís fez parte de uma das eras mais vitoriosas do Rubro-Negro e aposentou-se pelo clube no ano passado.
Quando esteve em ação nos gramados, como jogador do Flamengo, Filipe Luís conquistou 10 títulos: Libertadores (2019 e 2022), Brasileirão (2019 e 2020), Copa do Brasil (2022), Supercopa (2020 e 2021), Recopa (2020) e Cariocas (2020 e 2021).
Apesar da proximidade com os companheiros, o agora novo técnico do Flamengo sabe que sua posição de autoridade em relação às decisões do time poderá incomodar.
"Tem os prós e contras. O pró é que conheço esse grupo como ninguém, eu sei das lideranças e o que acontece. Eu estava presente nesse grupo há cinco anos.
"Acho que só chegaram três ou quatro jogadores depois que me aposentei, eu conheço todos eles. E eu sei que vou tomar decisões que vão incomodar alguns jogadores e que alguns deles vão ficar bravos comigo, mas não é com o Filipe Luís pessoa, é com o Filipe Luís treinador. É importante separar", disse o ex-lateral, em entrevista coletiva.
Dando a vida
Uma das grandes expectativas em relação a Filipe Luís como técnico é a possibilidade de recuperação de Gabriel Barbosa. O novo comandante do Flamengo falou sobre o trabalho com o companheiro e todo o elenco.
"Eu sei da capacidade que tem o Gabriel, não importa o tempo de contrato, se são dois meses, dois anos ou cinco anos. Eu vou dar a vida por ele e por todos os jogadores para melhorar individualmente para que joguem coletivamente organizados", salientou Filipe Luís.
O primeiro desafio do novo técnico do Flamengo será nesta quarta-feira (2), quando o Rubro-Negro recebe o Corinthians, às 21h45, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.