Após 18 anos de cisão causada pela Red Bull, Salzburgo tem seu 1º dérbi

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Após 18 anos de cisão causada pela Red Bull, Salzburgo tem seu 1º dérbi

A torcida do Red Bull é composta de antigos fiéis e novos adeptos
A torcida do Red Bull é composta de antigos fiéis e novos adeptosProfimedia
A Copa da Áustria terá um clássico nesta terça-feira (26) que será diferente de todos os outros no mundo do futebol.

Esta será a primeira vez que Austria Salzburg e Red Bull Salzburg se enfrentam em uma partida oficial, mas os times da cidade de Mozart já são inímigos íntimos.

O Red Bull Salzburg é a primeira equipe da "franquia" da gigante das bebidas energéticas e é conhecido na Europa por sua capacidade de produzir talentos (mesmo que a maioria deles só ganhem asas após chegar no RB Leipzig).

No entanto, como acontece na vizinha Alemanha, em Salzburgo há também muitos torcedores apaixonados que se sentem traídos pela aquisição do clube local.

O estádio Max Aicher, do Austria Salzburg
O estádio Max Aicher, do Austria SalzburgAustria Salzburg

O racha antes do dérbi

O clube que hoje é conhecido como Red Bull Salzburg passou 72 anos se chamando, pasmem, Austria Salzburg e jogava de roxo, não com o vermelho e branco de hoje.

Em 2005, a Red Bull comprou o time de sua cidade natal e resolveu recomeçar tudo do zero, declarando o Austria "um novo clube sem história".

A ideia chocante foi abandonada depois de uma pressão da Federação Austríaca de Futebol, que forçou a Red Bull a, pasmem, reconhecer a história do clube.

A empresa conseguiu, porém, renomear o time, mudar o emblema e alterar as cores do uniforme – basicamente o modus operandi que ela adotou nas outras equipes que comprou mundo afora mais tarde.

Página de jornal austríaco mostra preocupação com possível briga na partida
Página de jornal austríaco mostra preocupação com possível briga na partidaTwitter/Salzburger Nachrichten

Red Bull lhe deu asas

Naturalmente, os torcedores leais do clube original resistiram às mudanças tirânicas, mas nem todos se importaram com a mudança de identidade do Austria e, além disso, novos torcedores surgiram com a transformação.

A torcida acabou dividida entre os "alvivioletas" e os "alvi-rubros", sendo que os anti-Red Bull acabaram perdendo a batalha contra o conglomerado de 18 bilhões de dólares.

Após a queda de braço, apenas alguns meses depois de a Red Bull tomar conta da equipe, os torcedores fiéis debandaram e ajudaram a fundar um novo Austria Salzburg.

Com o antigo escudo e o tradicional uniforme roxo, o novo-velho time teve que começar do zero, lá na sétima divisão do país.

Oscar Gloukh, do Red Bull, em jogo da Champions League
Oscar Gloukh, do Red Bull, em jogo da Champions LeagueProfimedia

Passados 18 anos da cisão, os dois clubes finalmente se enfrentam dentro de campo.

Por conta da diferença abissal de orçamento, o irmão mais rico é franco favorito para vencer o primeiro dérbi da história entre os dois.

Enquanto o Austria disputa – e lidera – a terceira divisão, o Red Bull Salzburg é o 1º colocado na Bundesliga austríaca e busca o 11º título nacional consecutivo. 

Acompanhe o dérbi de Salzburgo ao vivo no Flashscore